RESUMO DAS NOVELAS

26 de mai. de 2012

Governadora é vaiada mais uma vez

A visita da Governadora Rosalba Ciarlini foi marcada por protestos, vaias e muito bate-boca entre correligionários, integrantes da ADUERN e alunos da UERN.


A chefe do Executivo veio a Pau dos Ferros para assinar a ordem de serviço da conclusão da adutora do Alto Oeste.


Estiveram presentes vários prefeitos, vice-prefeitos e lideranças locais, mas o que mais chamou a atenção foi o protesto dos professores da UERN.


Munidos de cartazes e faixas, os representantes do movimento entoaram um verdadeiro coro de vaias ao que a Governadora respondeu com a afirmação de que suspenderá o pagamento dos docentes.


Em Pau dos Ferros, a Governadora já foi vaiada em outras ocasiões, sendo essa a terceira.


Além dos representantes da ADUERN e dos estudantes ainda estavam presentes em sinal de protesto os agentes penitenciários. Estes também reivindicam melhores pagamentos.


O clima ficou tenso em alguns momentos, e houve discussão entre correligionários da Governadora e estudantes. Rosalba chegou a insinuar que os estudantes ali presentes não tinham educação, o que foi respondido com mais vaias.


Na ocasião ela afirmou que estará de volta a Pau dos Ferros daqui há 15 dias para assinar a ordem de serviço para a construção de saneamento básico. Resta saber se será a quarta “entoada de vaias”.


É esperar para ver e ouvir.



Estudantes e professores reivindicaram




Vaiaram, exigiram uma satisfação





e ela deu...



vai suspender o pagamento dos grevistas!

VIA FOLHA REGIONAL



Júlio Protásio disse que Micarla de Sousa o pediu para votar contra as contas de Carlos Eduardo



O vereador Júlio Protásio disse que foi chamado há 40 dias no gabinete da gestora e foi questionado se poderia votar contra Carlos Eduardo. “Eu disse a prefeita que tinha diversas dificuldades e aquele não era um pedido bom para fazer”, comentou.

Ele ressaltou que após dar a negativa para prefeita, também foi procurado pelo secretário de Planejamento, Antonio Luna, que voltou a pedir para votar contrário as contas do ex-prefeito de Carlos Eduardo. “O secretário me perguntou o que poderia fazer por mim para eu votar contra Carlos Eduardo”, destacou.

Júlio Protásio acusou o vice-presidente da Fundação Capitania das Artes, Edson Soares. Segundo o vereador, Soares telefonou para a esposa dele (Júlio) e chegou a dizer que “todas as pessoas ligadas a Júlio e a Franklin teriam que ser exonerados”.

O vereador disse ainda que não tem nada contra a prefeita Micarla de Sousa. “Até hoje tinha carinho porque ela é pessoa de bom trato na convivência”, destacou.

Ele definiu como “agressão”da prefeita Micarla de Sousa. “Foi uma agressão desnecessária, mesquinha da prefeita”, disse.

VIA PANORAMA POLITICO

Prefeito de Pilões, Dr. Chagas Oliveira, o vice-prefeito e mais dois vereadores poderão perder mandatos por infidelidade partidária


Dia 22 de maio, o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, perdeu o mandato eletivo em situação semelhante
A Procuradoria Regional Eleitoral do RN ajuizou, ano passado, mais 57 ações por desfiliação sem justa causa. São 45 vereadores, 4 prefeitos e 8 vice-prefeitos do interior do Estado que podem perder seus cargos.

Na última terça-feira, dia 22, os juízes da Corte Eleitoral, em sessão ordinária, decidiram, por unanimidade, julgar procedente ação de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária, interposta pelo Ministério Público Eleitoral, que pretendia o reconhecimento de infidelidade por parte do prefeito deCaraúbas, Ademar Ferreira da Silva. Lá, quem assumiu foi o vice, Francisco Alcivan Viana.

Na mesma direção poderá rumar o chefe do executivo do município de Pilões, Francisco das Chagas de Oliveira Silva, que saiu do PR, o vice Raimundo Reinaldo de Oliveira, que deixou o PSDB, e os vereadores Maria Vicente de Sousa Paiva (saiu do PTB) e Risonaldo de Oliveira Monteiro, que abandonou o PSDB. Todos eles migraram de mala e cuia para o PMDB, achando que a Justiça Eleitoral, que não é cega, iria, pelo menos, fechar os olhos. Ledo engano!

Em Pilões, acaso a Justiça Eleitoral, efetivamente, reconheça a infidelidade partidária do atual gestor e seu companheiro de chapa de 2008, a prefeitura será comandada pelo presidente da Câmara, Ivanaldo Paiva, que conduzirá os destinos dos pilonenses e deverá disputar a reeleição contra o candidato oposicionista, ex-prefeito, Augusto Aquino.

Outros prefeitos que estão na mira da justiça são os de Passa e Fica, Lajes e de Almino Afonso. Eles também correm o risco de perder mandatos em razão da infidelidade partidária.

De acordo com a PRE, a legislação eleitoral prevê hipóteses excepcionais em casos onde a desfiliação partidária não acarreta a perda do mandato, tais como a grave discriminação pessoal, além da incorporação, fusão ou criação de novo partido, ou ainda por mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário.

Para a Procuradoria Regional Eleitoral do RN, os políticos que respondem às referidas ações deixaram os partidos através dos quais foram eleitos sem, no entanto, comprovar a existência de qualquer fato que se enquadre nas hipóteses de justa causa.
No total, a infidelidade partidária já motivou 63 ações, submetidas à análise da Justiça Eleitoral potiguar.

Blogdocapote.

VIA FOLHA REGIONAL


Prefeito de Almino Afonso tem processo de cassação colocado em pauta





O prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim (PMDB), vive dias de muita expectativa e sobressaltos. Poderá ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por ‘desfiliação sem justa causa’.


Ele saiu do PP no ano passado, migrando para o PMDB comandado no estado pelo deputado federal Henrique Alves e o senador-ministro Garibaldi Filho.


Desde quarta-feira (16) que o processo de número 89866 está ‘concluso para ir à pauta de julgamento’ no TRE, sob relatoria do juiz Nilson Cavalcanti.


A mudança partidária de Lawrence não é fato isolado entre detentores de mandato no município. Seu vice Izauro Maia fez o mesmo, com igual deslocamento do PP para o PMDB. Além de ambos, mais seis vereadores optaram por alteração de endereço partidário.


Aqui em Pau dos Ferros acontece um caso semelhante, o vereador Manoel Florêncio trocou de partido, saiu do PMDB e foi para o DEM, por causa disso poderá ser cassado. A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado já emitiu o parecer sobre a ação movida contra ele, estando assim seu mandato prestes a ser cassado.


É, infidelidade é coisa séria...

VIA FOLHA REGIONAL



Prefeita de Rodolfo Fernandes cancela festejo junino



Prefeita escolheu como prioridade enfrentar a seca





O município de Rodolfo Fernandes, no alto oeste potiguar, vem enfrentado, assim como os demais municípios do estado, a estiagem devido à falta de chuvas. A prefeita Bernadete Queiroz decretou situação de emergência. Dentre algumas medidas tomadas para minimizar estes efeitos, está o cancelamento de uma das maiores festas da cidade, o São João. “É uma pena, mas acredito que a população entenderá”, disse a prefeita.


O reservatório de água que abastece a zona urbana da cidade está com 60% de sua capacidade, e os técnicos da CAERN, pedem que a população comecem a economizar sua água para que futuramente não venha sofre com a falta de água nas torneiras.


VIA FOLHA REGIONAL




Governo federal deve ajustar índice para Programa do Leite no RN



Governadora defende o Programa do Leite no Estado

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, se comprometeu a rever o convênio com o governo do Estado, dentro do Programa do Leite no Rio Grande do Norte. Em audiência ontem a governadora,Rosalba Ciarlini, fez nova solicitação para que o governo federal use os mesmos parâmetros de repasse dos recursos dos outros Estados.

Segundo dados do IBGE, o RN produz 600 mil litros/dia. O governo do Estado compra 25% dessa produção. Como a ministra adiantou que o Programa do Leite deve ser modificado em todo o país, Rosalba propôs que se houver substituição do leite in natura pelo leite em pó, que não é perecível, como o MDS planeja, o produto continue sendo comprado aos produtores do Estado, como garantia para a bacia leiteira. ”Estamos em um período de seca e precisamos, mais do que nunca, oferecer todo apoio à bacia leiteira”, afirmou, acrescentando que essa é uma atividade que dá sustentabilidade ao campo.

A ministra Tereza Campello recebeu bem as propostas apresentadas pelo governo com respaldo da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN). “O pleito do RN para fortalecer a cadeia produtiva do Leite e Agricultura Familiar, é legitimo. Vamos apoiá-lo porque interessa ao Estado e ao governo federal”, observou, anunciando a criação de uma comissão técnica com participação do governo do Estado para examinar os critérios dos índices de repasse do governo federal. A reunião está prevista para o dia 4 de junho, em Brasília. “O Programa do Leite no RN não tem indícios de irregularidades e, por isso, as conversas devem avançar”, reconheceu a ministra.
As discussões sobre o Programa do Leite foram acompanhadas pelo deputado Henrique Alves; secretário de Agricultura, Betinho Rosado; e o presidente da FAERN, José Vieira. O assunto foi tratado em duas audiências no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Os ajustes no Programa beneficiará produtores e a população”, reforça a governadora.


VIA FOLHA REGIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz