RESUMO DAS NOVELAS

19 de mai. de 2012

ELEIÇÕES: PSL ANUNCIA PRÉ-CANDIDATOS NO RN.


Partidos anunciam pré-candidatos e formam alianças paa a disputa eleitoral deste ano. Neste sábado (19) é a vez do Partido Social Liberal (PSL), reunir os diretórios municipais, às 10h no Centro de Convivência PAX o CLUBE, no Parque Governador José Varela, em Macaíba. O encontro contará com a presença do vice-presidente nacional do PSL, Gilvan Pontaleão.
O encontro irá apresentar os pré-candidatos a vereador e prefeitos entre outros assuntos partidários como Eleições 2012 e coligações. De acordo com o presidente estadual do PSL, Araken Farias, o Encontro também terá como finalidade integrar os candidatos e definir critérios para o pleito eleitoral que se aproxima. “É o momento para traçar estratégias e analisar o quadro político do Rio Grande do Norte", explica.

Fonte: blog da Georgia Nery/Marília Rocha
VIA RNPOLITICAEMDIA2012





MUNICÍPIOS DO AGRESTE TERÃO FORNECIMENTO DE ÁGUA COMPROMETIDO DEVIDO A ACIDENTE NA ADUTORA MONSENHOR EXPEDITO.


Um acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (18), com um dos três equipamentos flutuantes que captam e bombeiam água da lagoa do Bonfim para a adutora Monsenhor Expedito, provocou a redução na oferta do produto em 400 mil litros por hora. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando para recuperar o abastecimento na terça-feira (22). Enquanto isso não acontece, a adutora fica operando com 1 milhão e 300 mil litros de água por hora.
Os municípios que estão com o fornecimento de água comprometido são: Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D'Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintada, São Bento do Trairi e comunidades rurais.

Fonte: Nova Cruz Oficial
VIA RNPOLITICAEMDIA2012





RN É LÍDER NACIONAL EM EVASÃO ESCOLAR.


O Rio Grande do Norte é o Estado com o maior índice de abandono escolar do país. Ano passado, 19,3% dos alunos matriculados no ensino médio, público e privado, abandonaram a sala de aula antes de concluírem os estudos. Greves, falta de professores e conteúdo programático desinteressante para a classe estudantil são alguns dos fatores apontados por gestores e especialistas da área que podem explicar a posição no ranking. Além do abandono escolar, o RN é destaque no índice de reprovação. Nesse quesito, no mesmo período, o percentual foi de apenas 8% – o quinto menor do Brasil.
Os dados fazem parte do Censo Escolar 2011 que foi divulgado, essa semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para formulação de políticas e programas. De acordo com a titular da secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), Betânia Ramalho, o resultado servirá como norteador de futuras ações. “Uma das nossas tarefas é ter controle e conhecimento da situação real do nosso ensino. O Censo revela muitos detalhes que vão nos auxiliar na administração. Temos que correr atrás do prejuízo”, colocou.
Em 2010, a taxa de abandono escolar no RN, do ensino médio, foi de 17,3%. Para a secretária, o aumento desse percentual, no ano passado, pode ser explicado por dois fatores: greve e currículo escolar. “Tivemos várias greves, uma em cima da outra, que trouxeram um prejuízo imensurável para a sociedade. O aluno simplesmente abandonou a escola porque não havia o que fazer nela. Além disso, é preciso analisar o currículo das escolas. Muitos alunos não se sentem atraídos pelo o que é oferecido e preferem seguir outros rumos”.
A coordenadora pedagógica e diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa, afirmou que é preciso cautela ao analisar os números. “Ainda não estudei os números do Censo. É preciso um estudo mais aprofundado para saber quais os motivos para essa evasão tão grande”, disse. A professora disse ainda que a estrutura do ensino médio ofertada pelo Estado pode explicar, em partes, a evasão escolar. “Como se interessar por uma escola sem o quadro completo dos professores? O aluno fica em dúvidas se vale a pena estar dentro de sala”.
Com relação ao índice de reprovação, o RN é o quinto Estado com a melhor pontuação, 8%. O ranking é liderado pelo Amazonas (6%), seguido do Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%) e Paraíba (7,7%). Para Cláudia, é preciso cruzar os dados para deslumbrar a realidade do quadro. “Muitos alunos abandonam a escola antes de serem reprovados. Estão num ano complicado, com notas baixas, sem aulas, então desistem de prosseguir antes mesmo da reprovação”. Segundo o Inep, a média de reprovação do país subiu nos últimos anos e hoje a taxa é de 13,1%.
Para alguns, a baixa reprovação pode ser sinal de que há uma avaliação mal feita pelos professores. Imagina-se que o docente aprova o aluno mesmo que não haja aprendizado de fato. Betânia Ramalho discorda da ideia. “Estou sempre do lado dos professores. Eles são responsáveis e criteriosos. Acontece que os alunos que não desistem, que permanecem em sala de aula, têm um objetivo de vida e lutam para isso”. No entanto, a secretária reconhece que as avaliações nem sempre podem ser reconhecidas como parâmetro confiáveis. “O ensino não chega a níveis de excelência. Temos as avaliações para um diagnóstico. Não se pode supervalorizar os números”.
Na outra ponta do estudo, os Estados com os maiores percentuais de reprovação são: Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%). O Censo Escolar traz ainda a taxa de aprovação. Santa Catarina, com 84,5%, Amazonas com 83,6% e Ceará com 81,8% são os Estados mais bem posicionados. O Rio Grande do Norte, nesse quesito, tem taxa de 72,7%.

Fonte: blog do BG/Tribuna do Norte
VIA RNPOLITICAEMDIA2012




PRESSÃO DA GLOBO FUNCIONA E JORNALISTA NÃO É CONVOCADO PARA DEPOR NA CPI DE CACHOEIRA.


O colunista Jorgemar Félix, do portal iG, confirmou a informação postada pelo Brasil247, sobre a pressão exercida pelo empresário João Roberto Marinho sobre o PMDB para evitar a convocação do jornalista Policarpo Júnior, de Veja, pela CPI do Cachoeira. Leia:
”O empresário João Roberto Marinho, das Organizações Globo, conversou com o vice-presidente Michel Temer, há poucos dias, sobre a posição do PMDB na votação de requerimentos de convocação de jornalistas ou proprietários de veículos para depor na CPI do Cachoeira.
Marinho deixou bem claro sua discordância, evidente, sob a argumentação de que o fato abriria um precedente perigoso à liberdade de imprensa no país. Ele disse que esperava que Temer e o PMDB enfrentassem a fúria do PT nesta questão.
Foi o que o PMDB fez. Não unicamente por causa do pedido, mas porque já havia decidido comprar essa briga com seu aliado. Mas o PT credita tudo à Globo. Inclusive, a mensagem de celular enviada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) ao governador Sérgio Cabral – flagrada pelo repórter-cinematográfico do SBT – dando conta de que “a relação [do PT] com o PMDB vai azedar na CPI” teve exatamente esse pedido de Marinho como maior motivo.”

Fonte: Robson Pires
VIA RNPOLITICAEMDIA2012




MAIS GRAVAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO CACHOEIRA-POLICARPO.

Novas gravações complicam jornalista da revista Veja.

Áudio aponta que Policarpo Júnior sabia dos negócios de Cachoeira com a Delta
Novos áudios da Operação Monte Carlo que vazaram na internet complicam ainda mais a situação do jornalista da revista Veja Policarpo Júnior, gravado pela Polícia Federal em ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e citado pelo grupo do contraventor em dezenas de diálogos.
A gravação das conversas, publicada pelo site Carta Maior, é de 10 de maio de 2011. Em diferentes trechos, Cachoeira conversa com o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste Cláudio Abreu, deixando claro que Policarpo sabia da ligação do contraventor com a Delta. Mas, segundo Cachoeira, Policarpo não iria divulgar nada porque a intenção era mostrar outra questão ligada à empresa. emumdEm um dos trechos, Cachoeira diz que Policarpo não os "colocaria em roubada" e que ele "sabia de tudo" sobre a relação de Cláudio Abreu, a Delta e o bicheiro.
— O Policarpo é o seguinte: ele não alivia nada, mas também não te põe em roubada, entendeu? Eu falei, eu sei, ó: “Inclusive vou te apresentar depois, Policarpo, o Cláudio, eu sou amigo”, eu falei que era amigo do cê de infância. E ele: “Então, ele trabalha na sua empresa”, falou assim, “vai me contar que você tem ligação com ele”. Ele [Policarpo] sabia de tudo. “Eu não vou esconder nada de você não, Policarpo, o Cláudio é meu irmão, rapaz”.
O jornalista não teria interesse em publicar essa informação. A intenção dele seria mostrar que o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu havia ajudado a Delta a “entrar em Brasília” durante a gestão do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda.
Policarpo teria ficado sabendo por uma fonte fora do grupo de Cachoeira que houve uma reunião em Itajubá (MG) e estaria atrás de um flagrante da entrega de "dinheiro vivo". O bicheiro, entretanto, negou que tenha ocorrido essa reunião e desmentiu a informação.
No final de semana anterior, a revista Veja publicou a reportagem “O segredo do sucesso”, em que vinculava o crescimento da empresa Delta à consultoria de José Dirceu.
Segundo Cachoeira, no diálogo gravado pela PF, Policarpo o consultava porque confiava nele.
— Aquela hora eu tava com Policarpo, rapaz. Antes do almoço ele me chamou para conversar. Mil e uma pergunta, perguntou se a Delta tinha gravação, defendi pra caralho vocês, viu. [...] O Policarpo, ele confia muito em mim, viu? Vô ter que mostrar a mensagem que ele mandou antes, 10 horas da manhã para me encontrar aqui em Brasília, eu tava aqui fui me encontrar com ele.
Mesmo diante da resposta de que Cachoeira teria defendido a empresa, Cláudio Abreu pergunta:
— O cara vai aliviar pra cima da gente?
O bicheiro então confirma que "a história" que Policarpo queria era outra e pede que o ex-diretor da Delta esqueça o assunto.
— Não, não fala que eu te falei tá? Mas a história tá em cima de Itajubá, tá na reunião, que aquilo lá já deu, esquece, ô, Claudio, esquece, falei mil e uma coisa.
Procurada pela reportagem do R7, a revista Veja disse que não vai comentar o assunto.
Na última reunião da CPI, na quinta-feira (17), mesmo com apoio do senador Fernando Collor (PTB-AL) e de parte da bancada do PT, os parlamentares desistiram de pedir à PF as gravações telefônicas das conversas entre Cachoeira e o jornalista Policarpo Junior, diretor da sucursal da revista Veja e um dos redatores-chefes da publicação.
Diante da forte reação da oposição e de parlamentares da base aliada, a comissão preferiu apoiar uma proposta para pedir à PF o repasse, ordenado por nome, de todos os grampos telefônicos feitos nas operações Vegas e Monte Carlo.
Em termos práticos, a decisão não muda em nada a intenção de acesso às conversas do jornalista.
Para justificar o envio das conversas entre o contraventor e o jornalista, Collor disse, no início dos debates, que é preciso analisar os trechos dos diálogos para verificar se fica comprovado "um conluio mancomunado entre Policarpo Júnior e Carlinhos Cachoeira".
O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), insistiu na aprovação do pedido de Collor com o argumento de que "nenhuma profissão pode cometer crimes".
— Esse jornalista teve uma relação de 10 anos com esse criminoso.
O delegado da Polícia Federal Matheus Mella Rodrigues, responsável pela Operação Monte Carlo, disse em depoimento à CPI, que o jornalista Policarpo Júnior sabia das ligações entre Carlinhos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A informação foi publicada pela revista Carta Capital.
Mesmo assim, Veja mostrava para seus leitores Demóstenes como referência de ética no Senado.

Fonte: Luís Nassif Online/R7

VIA RNPOLITICAEMDIA2012



EX-PREFEITO DE MONTANHAS É CONDENADO A DEVOLVER MAIS DE R$ 600 MIL PARA A EDUCAÇÃO.

A falta de documentos que comprovem a realização de despesas levou o conselheiro em exercício, Marco Antônio de Moraes Rego Montenegro a considerar irregulares o balancete do Fundef referente ao exercício de 2000 da Prefeitura de Montanhas, sob a responsabilidade de José Balduino Bispo.
O processo foi relatado na sessão da Primeira Câmara de Contas e o voto foi pela restituição de R$ 607.076,01, decorrente de despesas não comprovadas, além da remessa dos autos ao Ministério Público Estadual e Federal para apuração de atos de improbidade administrativa e/ou ilícitos penais.

Fonte: Panorama Politico






OPOSIÇÃO PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE PIMENTEL NA COMISSÃO DE ÉTICA.

PSDB diz que ministro infringiu Código de Conduta por usar avião particular.
Pasta diz que viagem foi feita para mostrar potencial de investimento no Brasil.

O PSDB e o PPS entraram nesta sexta-feira (18) com representações contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na Comissão de Ética Pública da Presidência. Os partidos querem que o colegiado analise se houve quebra de decoro pelo fato de o ministro ter viajado em avião fretado por empresário durante visita à Europa, no ano passado.
Segundo reportagem do portal Terra Magazine, em outubro de 2011, Pimentel utilizou um avião fretado pelo empresário João Dória Júnior para ir da Bulgária, onde estava a comitiva da presidente Dilma Rousseff, até a Itália, para participar de um encontro com empresários brasileiros e italianos.
Uma das representações – assinada pelo líder do PSDB, Álvaro Dias – argumenta que Pimentel infringiu artigo sétimo do Código de Conduta da Alta Administração Federal. O texto veta autoridades a receber "transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade".
Dias contesta que "não se tem notícia alguma sobre publicidade do pagamento dessas despesas".
A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou nota nesta sexta-feira na qual alega que a utilização do avião "deu-se em virtude da impossibilidade de o ministro chegar a Roma a tempo de sua palestra. Não houve remuneração de qualquer tipo nem o pagamento de nenhuma outra despesa por parte dos organizadores".
A palestra da qual Pimentel participou foi promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e pela Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), segundo assessoria. "A participação do ministro no evento era do interesse do governo brasileiro para expor a estes empresários o potencial de investimento no Brasil", informa a nota.
Também por meio de nota, a assessora do Lide informou: "Um voo privativo foi contratado pelo Lide, da cidade de Gabrovo, na Bulgária para Roma, para que o ministro cumprisse a agenda: sua palestra na Confindustria". A assessoria do grupo afirma ainda que o Lide não é uma entidade setorial e "não defende interesse econômico".

Fonte: Priscilla Mendes/G1
VIA RNPOLITICAEMDIA2012





LELEU FONTES ESPERA QUE WILMA DE FARIA CONFIRME NOS PRÓXIMOS DIAS SUA PRÉ-CANDIDATURA.

O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes (PSB) está mesmo disposto a disputar a prefeitura de Caicó, e espera que nos próximos dias o anúncio seja feito, pela própria presidente estadual da legenda, a ex-governadora Wilma de Faria.
“Nós teríamos uma conversa com a presidente estadual do nosso partido, a ex-governadora Wilma de Faria, que em decorrência de problemas de saúde ficou impossibilitada de nos receber. Portanto, vou aguardar a sua plena recuperação, para manifestar o meu desejo e pedir a autorização para que o meu nome seja oficialmente apresentado à frente”, ressaltou o vereador. Como aliado do prefeito Bibi Costa, antes de tomar qualquer decisão, Leleu quer discutir seu projeto político com o prefeito.
“Bibi e Dadá tentam encontrar um nome de consenso, na tentativa de unir a família que tem divergido fortemente da indicação de Nildson. O que considero uma atitude inteligente, embora a gente saiba que não vai ser uma tarefa tão fácil”, disse Leleu. A intenção de Leleu é reunir o maior número de lideranças estaduais em seu palanque, dentre elas a deputada federal Fátima Bezerra, o vice-governador Robinson Faria e a ex-governadora Wilma de Faria.

Fonte: Marcos Dantas
VIA RNPOLITICAEMDIA2012









DEPOIS DE AMEAÇAR FUNDIR-SE AO PSB, O PSD AGORA APOSTA EM VITÓRIA NO TSE.

Secretário-geral do PSD, o ex-deputado Saulo Queiroz diz ter “absoluta certeza” da vitoriosa, na semana que vem, quando o Tribunal Superior Eleitoral decide a ação em que a legenda cobra uma participação no Fundo Partidário proporcional à sua bancada na Câmara.
Se perder a ação, o PSD perde também a possibilidade de obter um tempo na propaganda eleitoral do rádio e da TV equivalente ao tamanho de sua bancada.
Antes, Saulo não estava tão otimista. Mas depois que ameaçou com a fusão do partido ao PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seu humor mudou completamente.

Fonte: Poder Online
VIA RNPOLITICAEMDIA2012





CONSELHOS DE COLLOR PARA DILMA.

Fernando Collor, eterno candidato ao título de o maior cara-de-pau da República, agora deu para dar conselhos a Dilma Rousseff. No dia em que estiveram juntos, na instalação da Comissão da Verdade, Collor recomendou-lhe vetar na íntegra o projeto do Código Florestal por causa da Rio+20.

Fonte: Lauro Jardim
VIA RNPOLITICAEMDIA2012






JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA E FAZ IMAGENS EM FESTA DO DEMOCRATAS EM MOSSORÓ.
A festa promovida ontem a noite pelo Democratas em Mossoró está na mira da Justiça Eleitoral.
O jornal Gazeta do Oeste, edição de hoje, relata que representantes da Justiça Eleitoral estiveram ontem na residência da prefeita Fafá Rosado (onde ocorreu a festa). A equipe fotografou alguns aspectos do encontro além de registrar, por intermédio de filmadoras digitais, todo evento.

Fonte: Panorama Politico


Professor Pintado tem sua moto tomada de assalto na zona rural de Antônio Martins/RN



Cena do filme "Inácio garapa"
Wellington Marques dos Santos, o Professor Pintado ou Inácio Garapa, como ficou conhecido a interpretar o Matuto Sonhador, residente em Pilões/RN, no inicio da tarde desta sexta-feira(18), por volta das 13:00 horas seguia por uma estrada carroçável no Sítio Pintada, zona rural de Antônio Martins/RN teve sua motocicleta Honda Titan, cor verde, placa MXI 8319/RN, tomada de Assalto, por dois malévolos armados que estavam em outra moto .




Professor Pintado é idealizador do Projeto Alto Oeste Capoeira, saiba mais sobre o excelente trabalho que é desenvolvido pelo professor, clicando AQUI,


Professor Pintado, disse ainda, que a moto era o único meio de transporte para exercer suas atividades em cidades da Região e pede a quem souber de qualquer informação entre em contato com a Polícia mais próxima.

VIA NOSSO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz