RESUMO DAS NOVELAS

15 de jun. de 2012

ÔNIBUS ESCOLAR DA PREFEITURA DE MARTINS SOFREU ATENTADO A PEDRADA E BATEU EM JUMENTO EM SEGUIDA. VEJA TAMBÉM Vitória da Educação: aprovado parecer do Plano Nacional de Educação




Por volta das 19:00 horas desta quinta feira, 14 de junho, um ônibus escolar da prefeitura de Martins, que transportava estudantes daquela cidade até Patu, quando trafegava pela RN 078, trecho entre Olho D'Água do Borges e Patu, sofreu um atentado a pedrada que atingiu violentamente o parabrisa do lado do motorista e a carenagem do painel.
Segundo informações do motorista, quando o mesmo havia percorrido mais ou menos a metade do trecho mencionado, encontrou com dois elementos numa moto, tendo percebido que no momento que os dois veículos se cruzavam, o carona fez um movimento com uma das mãos, escutando em seguida uma forte pancada no parabrisa e no painel do ônibus, e imaginando que o õnibus havia sido atingido por um disparo de arma de fogo, resolveu aumentar a velocidade um pouco mais com medo que os elementos retornassem e tentassem assaltar os estudantes, mas ao se aproximar do açude do paulista, um jumento saiu rapidamente de dentro do mato e mesmo tentando desviar pela esquerda o ônibus bateu no animal, provocando a morte do animal e graves avarias no ônibus, que por pouco não virou, sendo o suficiente para provocar pânico aos passageiros. 
O motorista disse ainda que só percebeu que tinha sido uma pedra arremessada contra o ônibus, quando chegou em Patu, pois até então imaginava que havia sido um disparo de arma de fogo, dado a violência do impacto. 
O ato irresponsável praticado por essas pessoas poderia ter provocado uma tragédia, bastava que a pedra tivesse atingido o motorista para que ele perdesse o controle do veículo, podendo provocar graves lesões e até a morte dos jovens estudantes e também pais e mães de família que viajavam no ônibus em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos.

Fonte: Patu em Foco/Patu News



Vitória da Educação: aprovado parecer do Plano Nacional de Educação







O relator, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), fixou o índice em 8% do PIB.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemorou a aprovação do parecer do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) sobre o Plano Nacional de Educação. A votação foi realizada, há pouco, após um intenso debate na Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10).
“O Plano foi amplamente debatido com os movimentos sociais vinculados ao setor da educação. Ele reflete boa parte das deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Educação. Traz avanços, por exemplo, no que diz respeito à universalização e ampliação do atendimento escolar da creche a pós- graduação e a valorização da carreira do magistério”, afirma Fátima.
A deputada Fátima foi a parlamentar que mais apresentou emendas ao PL 8035/10, mais de 500, cuja maioria foi acatada pelo relator. Dentre elas, está a que trata da valorização do magistério ao equiparar o rendimento médio destes profissionais ao rendimento dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
Fátima acrescenta que na Meta 17 está incluído a criação de um fórum permanente para acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
Os destaques deverão ser analisados no dia 26 de junho.


VIA FOLHA REGIONAL




Na berlinda: Contas do prefeito, "Nicó" Júnior, referentes ao Exercício de 2010, serão votadas pela Câmara nesta sexta-feira (15).

Será justamente neste período em que muitos só falam na divulgação de listas com nomes de políticos com a "fichas suja" que as contas do atual prefeito de Rafael Fernandes, José de Nicodemo Ferreira Júnior (PMDB), referentes ao Exercício de 2010, serão votadas pela Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (15).
A data bem que poderia simbolizar o número da sigla a qual o prefeito, "Nicó" Júnior, pertence, contudo, poderá representar o início de um longo "calvário" para o gestor que pretende disputar a reeleição, caso as suas contas sejam reprovadas pelos vereadores.
Como o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) enviado ao Legislativo foi pela a aprovação das contas, mas teria apresentado várias ressalvas que apontam indícios de algumas irregularidades, possivelmente, cometidas na gestão de "Nicó" Júnior, a tendência é que os parlamentares rejeitem a orientação do TCE e, consequentemente, tornem o atual prefeito, em tese, inelegível.
O fato do prefeito, "Nicó" Júnior, ter executado o orçamento de 2010 sem, supostamente, ter enviado a Lei Orçamentária Anual (LOA) para a aprovação da Câmara Municipal, certamente, pesará contra o gestor na hora do voto dos edis.
Só relembrando, a bancada do prefeito na Câmara é formada por apenas três vereadores; Zuleide Rodrigues (PMDB), Anchieta (PSB) e Jório Cézar (PMDB).
Os demais edis; Charles Rêgo (PSD), Luizinho (PSD), Arimatéia (PR), Lívia (PT), Galego (PSD) e Dr. Aírton (PTB) formam o bloco dos parlamentares independentes.
De qualquer forma, devemos considerar também a possibilidade do gestor ter as suas contas aprovadas, já que conseguindo o voto da maioria absoluta dos vereadores (metade mais um), o Chefe do Executivo conseguirá "livrar a sua pele".
A expectativa em torno da votação das contas do Prefeito, "Nicó" Júnior, nesta sexta-feira (15), é grande e tem sido o assunto mais comentado na cidade de Rafael Fernandes nos últimos dias.
Só para se ter uma ideia, o Presidente da Câmara, José de Arimatéia, já solicitou o auxílio da Polícia Militar para controlar os ânimos daqueles que se exaltarem durante a sessão na Casa Legislativa e que deverá receber um grande número de pessoas para acompanhar a votação que poderá definir o futuro político do atual gestor municipal.
Aguardemos então o resultado da votação para fazermos maiores considerações sobre este assunto. Até lá... 
Recomendo aos mais ansiosos uma boa dose de suco de maracujá que acalma os nervos e ainda faz um bem danado para a pele.
Vai um gole aí?






Por seis votos a três, a Câmara Municipal de Parelhas derrubou o parecer do Tribunal de Contas do RN, que reprovava a prestação de contas do então prefeito Antônio Petronilo Dantas Filho (PMDB), relativas ao ano de 2004. Os únicos votos contra Dr. Antônio na sessão desta quinta-feira (14) foram dos vereadores Humberto Gondim (PSD), Aurélio Buriti e Antônio Januário Neto, ambos do DEM. Os demais votaram pela derrubada do parecer.

Fonte: Marcos Dantas






Por recomendação expressa de sua equipe médica, Lula não está falando. Quando precisa, manda um assessor ligar para o interlocutor e dar algum recado que ele escreve num bloco de papel.
O Lula loquaz volta à cena na semana que vem, segundo a previsão dos médicos.

Fonte: Lauro Jardim







São Miguel/RN: Dario Vieira não teme lista do TCE e vai para a disputa eleitoral confiando na soberania da vontade popular.

Após uma repentina e estranha retificação na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), a noite desta quarta-feira (13) foi de muita festa para os eleitores oposicionistas na cidade de São Miguel que, de forma precipitada, comemoraram a inclusão de última hora do nome do ex-prefeito, Dario Vieira (PP), entre aqueles que, possivelmente, não poderão disputar a eleição municipal.
A comemoração por parte dos asseclas da pré-candidata, "Nirinha" Fernandes, fazia sentido, afinal, com Dr. Dario Vieira, hipoteticamente, fora do páreo as chances da esposa do dep. Raimundo Fernandes ganhar a eleição aumentariam, já que até o momento o ex-prefeito lidera com folga todas as pesquisas para "consumo interno" na Serra do Camará e muito dificilmente poderá ser ultrapassado na disputa pelo comando do Executivo micaelense.
Contudo, a euforia irracional dos oposicionistas esbarra na própria legislação eleitoral vigente que garante o amplo direito de defesa para Dr. Dario, principalmente, pelo o fato do ex-prefeito não ter sido condenado por algum órgão colegiado ou ter sofrido com alguma condenação de suas contas por irregularidades insanáveis.
Digo mais... Mesmo que o ex-prefeito tivesse sido enquadrado desta forma, a decisão poderia ser anulada ou suspensa pelo Poder Judiciário, através de um simples pedido de liminar, mas a situação é bem diferente.
Segundo nos contou uma fonte ligada ao ex-prefeito Dario, ele está confiante de que não enfrentará maiores problemas para registrar sua candidatura no TRE, justamente, por não ter sido condenado por algum ato doloso na justiça e que somente não será prefeito de São Miguel se Deus e o povo não quiser.
Ainda de acordo com a fonte, uma outra importante liderança governista teria dito: "Eles sabem que não existe candidato para derrotar Dr. Dario em São Miguel, por isso, estão jogando nos bastidores para tentar ganhar no tapetão, mas não vão conseguir. Quando o povo quer, não tem quem impeça a soberania do desejo popular. A verdadeira justiça pode até tardar, mas nunca falha".
Em verdade, como dizia Jesus Cristo, afirmo que ainda é cedo para comemorações na Serra do Camará, entretanto, aconselho aos asseclas da pré-candidata, "Nirinha" Fernandes, a se prepararem para enfrentar Dr. Dario nas urnas, pois ao meu ver, o mesmo ainda está apto para o pleito, até que se prove o contrário. 
Quem viver...

*Politica Pauferrense






PMDB e DEM convoca a todos os convencionados a participarem da Convenção Municipal a realiza-se no dia 30 de Junho.

O Presidente do Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB e o Democráta (DEM) na cidade de Tenente Ananias no Alto Oeste Potiguar faz uso de suas atribuições legais onde convoca a todos os convencionais com direito ao voto, a participarem da Convenção Municipal a realiza-se no dia 30 de Junho do corrente ano.

Fonte: Nosso Paraná RN







Do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

O prefeito de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, Maurício Marques (PDT), e seu vice, Epifânio Bezerra (PR), foram multados em R$ 30 mil, cada um, pela distribuição de cestas básicas pela prefeitura em período eleitoral sem previsão em lei específica. A decisão foi dada pela maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julgamento de um recurso da coligação Forte é o Povo, da campanha adversária de Maurício Marques nas eleições de 2008.
A coligação alegou prática de conduta vedada aos candidatos pela distribuição de 3.500 cestas básicas a partir de agosto de 2008, pleno período eleitoral. O juiz de primeira instância julgou que não houve finalidade eleitoral na distribuição das cestas. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve a sentença argumentando que, além da distribuição não ter evidenciado potencialidade lesiva para desequilibrar a eleição, a distribuição das cestas estava prevista em programa social incluído em lei orçamentária, como exige a Lei das Eleições (Lei 9504/1997).
A relatora, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, considerou, no entanto, que a conduta de Maurício Marques e Epifânio Bezerra afrontou a Lei das Eleições, que proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.
No caso, de acordo com a ministra, consta dos autos do processo, de forma indiscutível, que houve a distribuição das cestas básicas sem lei específica. Ela foi seguida pela maioria dos ministros, vencido o ministro Dias Toffoli.

Fonte: Heitor Gregório






A lista entregue pelo Tribunal de Contas do Estado à Justiça Eleitoral na terça-feira (12) tem alguns nomes que, embora não estejam cotados para entrar da disputa pela Prefeitura de Natal ou por vagas na Câmara Municipal, possuem visibilidade pelos cargos que ocupam ou ocuparam nas administrações públicas estadual e municipal. Na lista estão os atuais secretários Luiz Eduardo Carneiro (Habitação, Trabalho e Assistência Social) e Betânia Ramalho (Educação). Há outros que passaram pelo primeiro ou segundo escalão do Governo estadual: Laíre Rosado, Maria do Rosário Cabral, Gilson Marcelino, Justina Iva, Vicente Freire e Fernando Macedo. Eles ocuparam cargos nas secretarias de Agricultura, Educação, Saúde, no Detran e no DER. Está também na lista o atual secretário municipal de Educação, Walter Fonseca. 
Irregularidades
Esses gestores e ex-gestores constam na relação, enviada ao Tribunal Regional Eleitoral, dos nomes que tiveram contas julgadas como irregulares ou estão com multas pendentes no Tribunal de Contas do Estado.

Fonte: Notas & Comentários/Tribuna do Norte






A imprensa nacional repercutiu a decisão do arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, que apelou para os padres pedirem desfiliação partidária das agremiações.

Veja a matéria na íntegra do Estadão:

A política ou a igreja. Esse é o entendimento do arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, que disse não concordar que padres desempenhem funções políticas. Depois de ter anunciado que não aceitará religiosos candidatos, a autoridade maior da Igreja Católica no Rio Grande do Norte emitiu nesta quinta-feira, 14, um comunicado pedindo para todos os sacerdotes filiados a partidos políticos deixarem as agremiações. O documento ratifica a posição do religioso, que já havia determinado que os padres que desejassem disputar o pleito municipal de 2012 necessariamente precisariam pedir licença da Igreja. No comunicado, ele lembrou que os padres já conheciam as normas do Direito Canônico no momento em que se ordenaram.
Mesmo com a posição da Arquidiocese, o padre Edilson Nascimento, que atua na Paróquia de Parnamirim (região da Grande Natal) já anunciou que será candidato a vice-prefeito de Extremoz (região da Grande Natal). “Vou pedir afastamento da Igreja, quero viver essa experiência na política”, disse o padre, que está há 15 anos como sacerdote.
Sobre o comunicado do arcebispo, padre Edilson disse que a “Igreja é severa”, mas observou que é preciso analisar os casos isoladamente. Ele afirmou que pretende voltar a exercer o ministério. “Estou saindo para viver uma experiência”, destacou. Posição diferente teve o padre Antonio Nunes, filiado ao PR. O sacerdote foi convidado para ser candidato a vice-prefeito de Natal na chapa do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), mas optou por continuar como padre. Na cidade de Jardim do Seridó (distante 220 quilômetros de Natal) o padre Jocimar Dantas já é o atual prefeito e será candidato à reeleição pelo PMDB.

Fonte: Panorama Político






O PMDB de Jucurutu, presidido pelo deputado estadual Nelter Queiroz, realiza neste sábado (16) sua convenção com vistas à eleição 2012, onde será apresentado aos convencionais o nome de George Queiroz, para disputar a prefeitura do município, além da chapa proporcional.
Na oportunidade também será oficializada a coligação com oito partidos PMDB – PR – PDT – DEM – PTB – PMN – PSDB – PSD. A futura candidata a vice-prefeita será Paula Lopes, esposa do ex-prefeito Luciano Lopes, indicada pelo Partido da República (PR). O deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, e o presidente estadual do PR – deputado federal João Maia – são as presenças confirmadas.

Fonte: Robson Pires








Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz