RESUMO DAS NOVELAS

10 de jun. de 2012

Líderes de oposição se reúnem para chegar a um consenso sobre candidaturas em Martins RN



Na tarde de ontem representantes de alguns partidos Políticos que fazem a oposição de Martins RN se reuniram em um local fechado para debaterem quem seria os candidatos do grupo oposicionista no município para a disputa do executivo municipal.
Na reunião esteve presentes o ex-prefeito Haroldo Teixeira (PSB), o ex- vice-prefeito Cabecinha (PR), o empresário João Crisosteres (PR), os vereadores Zezinho (PRB), Erasmo (PSD), Bibiu (PSD) e Auri Liberto representando o (PT)
Na referida reunião ficou quase definido quem seria os candidatos a prefeito e vice da oposição para disputa do executivo municipal.
A possível chapa oposicionista poderá ser formada pelo Ex-prefeito Haroldo Teixeira (PSB), na cabeça de chapa e o empresário João Crisoisteres (PR) como vice na Chapa...

VIA MARTINS EM PAUTA







ilustrativa

A PRF apreendeu cerca de 16 Kg de maconha na madrugada de hoje (10), no Km 119 da BR 101, posto de fiscalização da PRF em São José de Mipibu. Às 05h00, um Taxi com placa do RN foi abordado pela equipe de plantão daquele posto de fiscalização. 
Numa mala de viagem da passageira, Antônia Joelma da Silva, empregada doméstica, 32 anos, residente na cidade de Assu/RN, foram encontrados 16 tabletes de maconha prensada, pesando cerca de 16Kg, envolvidos em um saco para lixo preto.

A passageira havia partido de Mossoró e ao chegar em Parnamirim tomou o Taxi que a levaria até João pessoa/PB. A ação da PRF ocorreu depois de denúncia anônima à Central de Infomações – 191. A ocorrência foi encaminhada à Sede da Polícia Federal em Natal.

* Fonte: Assessoria da PRF/RN

VIA MARTINS EM PAUTA







Região Oeste do Rio Grande do Norte, onde o tráfico de drogas, assassinatos, assaltos, arrastões, pistolagem, falta de segurança e, acima de tudo, a impunidade tem atemorizado as zonas rurais dos municípios e as cidades, que tem sido palcos de violência como nunca se viu antes. 
Lugares antes pacatos foram transformados em fábricas de criminosos, que desafiam as autoridades e têm colocado em prática suas próprias leis, onde os mais fortes sobrevivem.
Na opinião dos delegados, o mapa da violência passa por Mossoró, Baraúna, Umarizal, Caraúbas, Janduís, Frutuoso Gomes, Pau dos Ferros, Alexandria e São Miguel.
Impulsionada pelo tráfico de drogas, as cenas reais de violência nos municípios oestanos amedrontam os que habitam o semiárido, onde cenas de homicídios, assaltos, furtos, invasões a cidades, dentre outras, que diariamente têm sido vivenciadas pelos moradores, muda hábitos e costumes do povo, que passa a viver prisioneiro dentro de suas próprias casas, desprotegida da ação das autoridades policiais.
Em alguns municípios, como Mossoró, Umarizal, Frutuoso Gomes, Janduís, Baraúna, Caraúbas e Assú, o problema da violência tem se estendido por décadas, tendo se inflamado ainda mais nos últimos anos.
O delegado Odilon Teodósio, titular da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), considera como ponto crítico para ser atacado pelo policiamento, no combate aos bandidos, as cidades de Baraúna, Umarizal e Frutuoso Gomes. Segundo o delegado, Frutuoso Gomes é um município que não tem comarca e todo procedimento tem de ser feito pela Divipoe, quando essa realiza uma operação local.
"Baraúna e Umarizal precisam de mais efetivo policial e de um trabalho detalhado para combater as quadrilhas que se enraizaram nesses dois municípios nos últimos anos. Precisamos mapear os criminosos para podermos atacar com segurança e prendê-los, aliviando assim as pessoas de bem que vivem sob o medo da bandidagem. Já estamos fazendo isso e tendo retorno, no entanto ainda é preciso fazer muito mais", explicou o delegado.


VIA MARTINS EM PAUTA





Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasil Jovem, que analisa o comportamento e a evolução cerebral dos jovens brasileiros, aponta que 96% dos adolescentes compram preservativos só para enfeitar a carteira e dizer que tem, mas não usa. Somente 4% compram para usar de verdade.
De acordo com Bruno Berreira, responsável em fazer a pesquisa, os jovens compram preservativos somente para mostrar para os amigos que está saindo com alguém. “Só 4% está usando de verdade, os outros 96% compra e guarda na carteira só para servir de enfeite”, disse Bruno.
Veja o resultado da Pesquisa:
Sobre o consumo de preservativos por parte dos jovens:
96% compra mas não usa
4% compra e usa
Razão da compra:
54% compra para guardar na carteira e dizer que tem
21% compra para treinar em casa
16% compra pra ver como é
9% compra pra encher com ar e brincar
Do G17






O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) emitiu parecer prévio desfavorável à aprovação das contas do ex-prefeito de Apodi, médico, José Pinheiro Bezerra (PR), relativas ao ano de 2008.
A sessão fora presidida pela conselheira Maria Adélia Sales e o processo teve como relator o conselheiro, Carlos Thompson. A sessão ainda contou com a participação do procurador, Ricart Cesar Coelho, que representou o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
As contas do ex-prefeito, Jose Pinheiro, também serão submetidas a análise da Câmara Municipal de Apodi que poderá se basear no parecer do Tribunal de Contas do Estado e assim desaprovar as citadas contas do ex-gestor. 
Agora o nome do ex-prefeito, José Pinheiro, deverá entrar para lista dos inelegíveis, porque teve as contas reprovadas pelo TCE. 
O ex-prefeito, José Pinheiro, se quiser disputar as eleições terá que recorrer à Justiça estadual, para tentar anular a decisão do TCE, e à Justiça Eleitoral, que decidirá se vai ou não deferir sua candidatura. 
O professor de Direito da UnB, Augusto Aras, assinala que, embora a inelegibilidade só se configure quando comprovado que houve ato doloso de improbidade administrativa, aqueles que recorrerem à Justiça para disputar a eleição estarão concorrendo sub judice. “Podem ganhar e não levar. Poderão ter o registro, o diploma ou o mandato cassados pelo TRE”, disse Aras ao Portal A Tarde Online. 
ANULAÇÃO 
Já a prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), deu entrada com uma ação na Vara Cível da Comarca de Apodi, para anular desaprovação de suas contas relativas ao ano de 2009, desaprovadas pela Câmara Municipal de Apodi. 
A prefeita Goreti tem como defensores os advogados Marcos Lanuce Lima Xavier e Glaycon Sousa Bezerra, que tentarão na justiça anular o ato dos vereadores que por 6 votos a favor e 2 contra reprovaram suas contas, o que poderá torná-la inelegível por 8 anos. 
Enquanto isso o professor, Flaviano Monteiro (PCdoB), também teve suas contas referentes à sua campanha rumo a Assembleia Legislativa desaprovadas e a exemplo da prefeita, Goreti Pinto, e do ex-prefeito, José Pinheiro, segue inelegível, deixando assim um total quadro de indefinição no cenário político apodiense.


VIA MARTINS EM PAUTA





"Nicó" Júnior terá o mesmo destino do pai?
O prefeito da cidade de Rafael Fernandes, José de Nicodemo Ferreira Júnior (PMDB), temendo ficar inelegível (caso as suas contas referentes ao Exercício de 2010 sejam reprovadas pela Câmara de vereadores), foi à Rádio Obelisco FM de Pau dos Ferros, nesta sexta-feira (08), fazer um pronunciamento durante o programa do radialista, Ismael Mendes.
Durante a entrevista, o Chefe do Executivo rafael-fernandense, nitidamente nervoso, disse que estaria sofrendo uma perseguição implacável por parte dos seus opositores e cobrou da Câmara de Vereadores uma postura imparcial diante da votação de sua prestação de contas de 2010 que ocorrerá no próximo dia 15 de Junho, sexta-feira da próxima semana.
Hoje, a partir das 17 horas, as contas do prefeito serão apenas apreciadas pelo Poder Legislativo, mas a sessão promete ser bastante concorrida, já que a sua equipe (contadores e assessores jurídicos) deverão tentar explicar aos parlamentares as inúmeras ressalvas incluídas no Parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e que apontam indícios de, possíveis, irregularidades que teriam sido cometidas na gestão de "Nicó" Júnior.
Além disso, o fato do prefeito, "Nicó" Júnior, ter executado o orçamento de 2010 sem ter enviado a Lei Orçamentária Anual (LOA) para a apreciação e aprovação da Câmara Municipal, torna-se o fator mais agravante dessa história, já que este assunto é do conhecimento de todos os vereadores.
Um detalhe importante que fiquei sabendo sobre os seis vereadores que integram o bloco independente no Legislativo, é que um teve o mandato, recentemente, requerido na justiça pelo PMDB de "Nicó" Júnior (perseguição?). 
Trata-se do Presidente do Legislativo, José de Arimatéia, hoje filiado ao PR e que ainda estaria brigando no judiciário para não perder o cargo, justamente, para um suplente da sua antiga legenda.
Mesmo assim, o prefeito foi ao rádio e insinuou que estaria sendo perseguido pelos vereadores.

Que contradição, né não?
Se tomarmos por base o número de edis que integram a bancada do prefeito, a tendência é que os parlamentares rejeitem a orientação do TCE e, consequentemente, tornem o atual prefeito inelegível, já que o voto de apenas três vereadores será insuficiente para "livrar a pele" do gestor
Nunca é demais lembrar, mais uma vez, que a Câmara tem a LEGITIMIDADE TÉCNICA e o DEVER de analisar os gastos públicos com esmero e obedecendo, obrigatoriamente, os ditames legais.
Portanto, qualquer resultado ao final da votação das contas de "Nicó" Júnior, no próximo dia 15 de Junho, merecerá o devido respeito de todos.
Prosseguimos de olho...

VIA MARTINS EM PAUTA









Presidente da ADUERN, Flaubert Torquato.
Com o objetivo de buscar uma solução para o impasse da greve na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) enviou ofício para o Governo do Estado solicitando, com urgência, uma reunião com equipe da administração estadual. 
A solicitação foi motivada pela falta de resposta, por parte do Governo, da proposta encaminhada no dia 09 de maio, além disso, o movimento paredista já está em seu 37º dia.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, com esta atitude, a categoria demonstra mais uma vez que está disposta a negociar para pôr fim à greve, além disso, está à disposição para participar e contribuir com qualquer discussão que trate de buscar melhorias para a Uern, patrimônio educacional, cultural e social do Rio Grande do Norte.
Suspensão dos salários 
A Assessoria Jurídica da Aduern enviou ofício ao Banco do Brasil e à Reitoria da Uern solicitando informações sobre a retenção dos salários dos servidores da Universidade ocorrida no dia 30 de maio. O objetivo é identificar os responsáveis pelo ato que ocasionou a suspensão dos salários, quando o dinheiro para o pagamento já constava na conta da Uern. O ato ilegal gerou vários prejuízos aos professores e técnicos administrativos da instituição.
Conforme explica o professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da Aduern, o sindicato irá buscar a responsabilidade pessoal de quem praticou o ato, já que a assessoria entende que a responsabilização do ente público é um autoflagelo.

Judicialização da greve 
Depois que a desembargadora convocada Sulamita Pacheco indeferiu o pedido de liminar do Governo do Estado que pedia a ilegalidade da greve na Uern, o Governo recorreu da decisão no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). 
O recurso será julgado pelo Pleno do TJRN. Segundo Lindocastro Nogueira, a votação ainda não tem data, mas pode entrar na pauta a qualquer momento.

VIA MARTINS EM PAUTA







Confesso que eu não consigo, por mais que tente, acreditar no que dizem os integrantes da oposição pau-ferrense. Por que? Explico...
Primeiro veio a informação que o candidato a vice-prefeito do grupo seria escolhido através de uma consulta popular. Depois, informações extra-oficiais divulgadas na imprensa deram conta de uma suposta desistência do ex-prefeito, Nilton Figueiredo (PMDB), de disputar o pleito municipal. 
Em seguida, também de forma extra-oficial, os nomes de Bráulio Figueiredo (filho de Nilton) e Maison Rêgo (filho de Xavier Pneus) foram apresentados pelos blogs oposicionistas como os possíveis candidatos. 
Agora, circulam novas informações (especulações) dando conta que poderão ocorrer novas reviravoltas no sistema e que somente os nomes de Tércia Batalha (PSB) e Nadja Diógenes (PV) seriam incluídos numa nova e suposta pesquisa para escolher qual das duas deverá compor a chapa oposicionista. 
Ao lado de quem??? Bem, eis aí uma outra grande incógnita!
Segundo informações, o ex-prefeito, Nilton Figueiredo, solicitou ao Presidente da Câmara, Eraldo Alves (DEM), toda a documentação relacionada ao processo que culminou com a reprovação de suas contas (referentes ao Exercício de 2004) na Casa Legislativa, fato que tem deixado muita gente com uma "pulga atrás da orelha".
Oras... Se Nilton Figueiredo realmente decidiu colocar Bráulio como candidato em seu lugar, então, porque ele resolveu requerer esta documentação à Câmara de Vereadores?
Seria para a sua assessoria jurídica apreciar os documentos e tentar descobrir um jeito de torná-lo apto para o pleito?
Sinceramente, não vou me arriscar a tentar adivinhar, pois do jeito que a coisa anda na oposição...
Parece que nem eles sabem o que estão fazendo.


Vôte!!!


VIA MARTINS EM PAUTA





Prefeito, Alberone Néri, é pré-candidato a reeleição.
Na cidade de Encanto, enquanto a oposição local ainda procura por um nome para disputar o comando do Executivo...
O grupo governista, liderado pelo prefeito, Alberone Néri (DEM), pré-candidato a reeleição, já definiu que a sua convenção partidária será realizada no dia 30 de Junho, um sábado.
O local escolhido para a convenção foi o Ginásio de Esportes do município, localizado na Rua Apolônio da Costa, Bairro Novo Encanto e com encerramento previsto para as 17 horas.
No evento, o atual prefeito, Alberone Néri, deverá ser oficializado como candidato a reeleição. No mesmo dia será anunciado o nome do candidato a vice-prefeito da chapa governista e que será escolhido após a realização de uma pesquisa para "consumo interno" no município.
Mesmo com o cenário político encantense começando a ganhar ares de definição, ainda não se tem conhecimento de quem enfrentará o prefeito Alberone no pleito de Outubro.
O ex-prefeito e líder da oposição, Gonçalo Neto (Dr. Neto), enfrenta pressões de familiares para não entrar na disputa e está sendo considerado por muitos como "carta fora do baralho" na eleição municipal. 
Permanecendo este cenário, o vice-prefeito, Canindé Costa (PMDB), deverá encabeçar a chapa oposicionista, provavelmente, ao lado do vereador, Luzimar Carlos (PSB), mas por enquanto, tudo não passa de especulações.
O certo mesmo é que enquanto o grupo situacionista já está na fase das articulações finais... 
A oposição encantense ainda caminha a "passos de tartaruga" para escolher os seus candidatos.

Que dureza...


VIA MARTINS EM PAUTA





De acordo com matéria publicada no Site da Tribuna do Norte, o "Governo Rosalba Ciarlini" aumentou em 13% os gastos com diárias no comparativo do mês de maio de 2012 com o mesmo período do ano passado. 
Mês passado, o Executivo fechou pagando R$ 1.468.986,54 . Isso representa R$ 176.774,94 a mais do que foi pago em maio de 2011.A gestão estadual contabiliza com diárias em 2012 o gasto superior a R$ 4 milhões. O período que teve o maior empenho com diárias este ano foi exatamente o mês de maio. 
O Governo mostra uma escala crescente no gasto com diárias. Em janeiro foram pagos R$ 57.952,00. No mês seguinte, o Governo Rosalba Ciarlini destinou R$ 309.403,33. E chegou ao mês passando com um gasto superior a R$ 1,1 milhão ao que destinou em fevereiro.
Do total gasto este ano, a Secretaria Estadual de Saúde foi responsável pelo maior porcentual, respondendo por 15,07% do total. A Polícia Civil corresponde a 13,02% do valor total das diárias pagas em 2012. A Secretaria Estadual de Educação corresponde a 11,6% dos gastos com de diárias e a Emater atinge 4,8%.
Recentemente, o Rio Grande do Norte foi alvo de matéria na imprensa nacional sobre o gasto com diárias. Reportagem do jornal O Globo mostrou que o Estado potiguar é o que paga o maior valor em diária internacional para o governador, na contabilidade de 1.500 dólares por cada dia que permanece no exterior. 
No caso da governadora Rosalba Ciarlini, em um ano e meio ela cumpriu apenas uma missão internacional. Já o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, esteve três vezes em missão internacional nos Estados Unidos.


VIA MARTINS EM PAUTA

O deputado estadual George Soares (PR) lançou sua pré-candidatura a prefeito de Assu ontem, em evento com aliados do seu partido, o PR, e das oito legendas que o apóiam. O encontro contou com a presença do presidente estadual do partido, deputado federal João Maia, além do ex-prefeito Ronaldo Soares, os vereadores de Assu, Odelmo Moura e Wallace da Silva, presidentes de partidos aliados como PC do B, PV, PSD, PTN, PRB, PTB, e partes do PDT e PSB.
No evento, também foi definido o companheiro de chapa de George, que será o empresário do ramo ceramista, ex-vereador Danúbio Medeiros (PTB).
Mesmo disputando a prefeitura, George Soares se comprometeu com seus aliados de que não se ausentará, neste ano de 2012, inclusive durante a campanha política, da Assembléia Legislativa.


VIA PANORAMA POLITICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz