RESUMO DAS NOVELAS

26 de abr. de 2013

Vereadores de Antônio Martins aprovam alterações em PCCS




Câmara Municipal de Antônio Martins votou projeto polêmico durante sessão tumultuada

As alterações processadas pelo Executivo municipal no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Magistério continuam repercutindo na cidade. Para os professores, a medida governamental é prejudicial à categoria. O novo plano foi aprovado por maioria simples durante sessão tumultuada realizada na Câmara Municipal, no último dia 12.


A aprovação do Projeto de Lei nº 002/2013 revoga a Lei nº 339/2009, de 27 de abril. Os nove vereadores compareceram à sessão, sendo que cinco votaram a favor da alteração na legislação municipal e quatro se posicionaram contrários.


Os professores da rede municipal de ensino, atingidos diretamente pelas alterações, afirmam em nota emitida à população que o atual plano só traz desvantagens para a categoria. A começar pela mudança de uma classe para outra, cujo reajuste era de 5% e agora ficou em apenas 2%. Antes, essa mudança acontecia de dois em dois anos, agora será a cada três anos.


Os educadores reclamam que foi retirada a gratificação por títulos de 180 horas; a gratificação de Mestre foi reduzida dos atuais 20% para 10%; a gratificação de Diretor e Vice-diretor de escola com 450 alunos, que era de 50%, baixou para 20%. A mudança do nível I para o nível II foi fixada em 18%, divididos em três vezes: 6% na hora, 6% com 12 meses e mais 6% com 2 anos. Antes, era 25% repassados de uma só vez. A mudança do nível II para nível III caiu de 15% para 5%.


Prefeito argumenta que medida foi motivada por crise


O prefeito José Júlio (PSD) justificou a necessidade da reformulação da lei, alegando que o município atravessa um momento de crise e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) vem registrando sucessivas quedas, já não sendo mais suficiente para cobrir a totalidade da folha de pagamento.


O Executivo justifica ainda que o PCCS do Magistério instituído em 2009, na gestão passada, foi mal planejado e vinha contribuindo para a desestabilização dos cofres públicos e excedendo a própria política salarial adotada pelo Governo Federal para a categoria.


"Por conta disso, os salários dos professores vinham constantemente sendo atrasados, ao ponto de eles ficarem sem receber os vencimentos de dezembro de 2012 e o 13º salário, devido à falta de recursos", diz a nota divulgada pelo gestão do dr. Zé Júlio, como é mais conhecido o prefeito.


E conclui afirmando que "o plano anterior estava fora da realidade financeira do município de Antônio Martins, que depende exclusivamente do Fundeb e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e não conta com ICMS, royalties ou outras fontes de arrecadação".


O Mossoroense/RG em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz