RESUMO DAS NOVELAS

20 de abr. de 2013

Criança morre no DF após ser picada por escorpião em creche


Técnico da Vigilância Ambiental do DF mostra escorpião capturado na tarde desta quarta em creche no Guará onde criança foi picada na terça e acabou morrendo (Foto: Isabella Formiga/G1)À noite ele teve complicações cardíacas e, durante a madrugada, sofreu uma parada cardiorrespiratória. O enterro do menino estava previsto para o final da tarde desta quarta. O pai do garoto disse que não responsabiliza a creche pelo ocorrido porque, segundo ele, escorpiões são uma “praga urbana”.


Garoto de 1 ano e 5 meses teve parada cardíaca durante a madrugada.
Órgão diz que não há registro de mortes causadas por escorpião no DF.


Isabella Formiga Do G1 DF



Uma criança de 1 ano e 5 meses morreu na madrugada desta quarta-feira (17/04) após ter sido picada por um escorpião em uma creche no Guará, no Distrito Federal. O acidente ocorreu na tarde desta terça. O garoto foi levado para o Hospital Regional do Guará e transferido de helicóptero para a UTI do Hospital Brasília, no Lago Sul.

O escorpião foi levado para a unidade da Vigilância Ambiental no Guará. Até o início da tarde desta quarta-feira, a espécie não havia sido identificada. Técnicos do órgão fizeram uma visita à creche nesta tarde para identificar eventuais locais onde os animais podem se reproduzir e encontraram dois escorpiões amarelos na caixa de esgoto.

Sandra Araújo, vizinha da creche, disse que já encontrou
diversos escorpiões em sua casa
(Foto: Isabella Formiga/G1)Apesar disso, a creche atendia todos os requisitos de segurança, segundo a avaliação dos técnicos que estiveram no local. Durante a visita dos técnicos, uma vizinha da creche apareceu com um pote cheio de escorpiões amarelos que ela diz ter encontrado na casa dela.

"Já encontramos dez escorpiões dentro de casa desde o ano passado", disse a moradora Sandra Araújo. "Eles estão por toda a parte, na sala de televisão, na máquina de lavar. Às vezes encontramos um deles correndo no meio da sala enquanto assistimos televisão, com as crianças brincando."
A mãe de um aluno da creche, que não quis se identificar, afirmou que seu filho não voltará a frequentar o local. “Tem que divulgar a falta de limpeza e detetização da escola”, disse ela, que afirmou estar assustada. De acordo com ela, a criança foi picada no dormitório da escola, e não na área externa, como a creche informou.
De acordo com a diretora da instituição, Sayonara Patricia, a última detetização realizada na creche foi em dezembro de 2012. Ela afirmou que toma todos os cuidados para evitar novas ocorrências de escorpiões e que irá contratar outra empresa para realizar uma nova detetização.
“A única coisa que a creche poderia ter feito era ter colocado uma cobrinha de areia na porta de entrada”, disse o técnico da Zoonoses Simplício Ferreira. “O escorpião pode ter saído pelo tanque ou pela pia, ou escalou a caixa de esgoto, atravessou o asfalto e foi lá pra cima [para a creche]”, afirmou.

saiba mais
Escorpiões assustam moradores e comerciantes da Asa Norte, no DFO técnico afirmou que esteve na creche há pouco tempo e que todas as tubulações de esgoto e da rede pluvial estavam vedadas, como o órgão orienta. No entanto, durante o período de uma hora o agente de saúde encontrou mais dois escorpiões na boca de lobo em frente à escola. De acordo com ele, encontrar escorpiões em rede pluviais e caixas de esgoto é comum. A única forma de prevenção é vedar qualquer acesso de residências a tubulações da rede externa.
De acordo com a Vigilância Ambiental, o tipo de escorpião mais comum no DF é o amarelo. A picada do aracnídeo raramente resulta em morte, mesmo em crianças e idosos, os dois grupos mais vulneráveis à peçonha.
Segundo o órgão, não há registro de mortes causadas por escorpiões dessa espécie no Distrito Federal. Os sintomas mais comuns causados pela picada são alergia, dor forte e irradiante, inflamação, inchaço e febre.
Uma forma de reduzir acidentes com escorpiões é manter fechadas frestas e ralos, locais onde o animal costuma se esconder. A manutenção dos encanamentos de água e esgoto também contribuem para controlar a população de escorpiões, que se alimentam de outros insetos, como baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz