RESUMO DAS NOVELAS

4 de nov. de 2012

Cidade inundada há 50 anos ressurge com seca em Furnas e veja também Policial acusado de planejar estuprar, cozinhar e comer mulheres nos EUA foi denunciado pela ex


Município foi inundado em 1963 com implantação de hidrelétrica. Moradores da nova Guapé (MG) relembram o passado em ruínas.

Do G1 Sul de Minas


Moradores de Guapé (MG) estão revivendo parte de uma história que foi encoberta pelas águas. Com o nível do Lago de Furnas 11 metros abaixo, ruínas da antiga cidade de Guapé apareceram novamente. Em 1963, época em que no local viviam cerca de 14 mil pessoas, a cidade foi inundada com a implantação da Usina Hidrelétrica de Furnas. Todos os moradores tiveram que se mudar para o lado mais alto do município, que hoje é a nova Guapé.
Com a baixa das águas, ficaram à mostra os restos da torre da antiga Igreja Matriz e a escada dos Correios da época. Por todos os lados há muitas pedras e tijolos usados nas construções. Parte da cadeia da cidade, de uma cisterna e até da única farmácia do município também vieram à tona. Ainda há pedaços de vidros, possivelmente dos remédios vendidos na época.
A cidade antiga, inundada e as ruínas: ressurgimento após cinco décadas. (Foto: Reprodução EPTV) 

saiba mais
Veja mais fotos da queda do nível da Represa de FurnasQuase 50 anos depois, o local agora virou atrativo, principalmente para os moradores da nova Guapé, que se surpreendem com a cidade original.
As águas do Lago de Furnas atingiram as partes baixas de Guapé no dia 19 de janeiro de 1963. Segundo moradores mais antigos, cerca de quatro mil pessoas viviam na antiga cidade.
via gardênia oliveira



Gilberto Valle, o policial de Nova York acusado de planejar sequestrar, estuprar, cozinhar e comer mulheres, foi denunciado à polícia pela ex-mulher. De acordo com o jornal “The New York Times”, ela entrou em contato com o FBI há pouco tempo, para dizer que Valle, de 28 anos, mantinha conteúdo estranho no computador. O casal tem uma filha de 1 anos.
No computador de Valle, a polícia encontrou arquivos individuais para mais de 100 mulheres, contendo pelo menos uma fotografia de cada uma delas. O acusado possuía informações pessoais dos alvos, como endereço, descrições físicas e até o tamanho do sutiã. O FBI também encontrou mensagens instantâneas enviadas por ele para outros suspeitos que também participariam dos crimes que ele planejava.

via gardênia oliveira



Julio Cesar Mandelli, de 50 anos, e Claudir Gheller, 53, morreram na hora. Acidente aconteceu em Balneário Camboriú na manhã deste sábado (03/11).




Douglas Márcio Do G1 SC com informações da RBS TV


Monomotor caiu no mar da praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú (Foto: Jeferson Acevedo/RBS TV)Foram identificados, na tarde deste sábado (3), os homens que morreram após a queda de um monomotor em Balneário Camboriú (SC) nesta manhã. O empresário Claudir Gheller tinha 53 anos e era natural de Videira, no interior do estado. Julio Cesar Mandelli, de 50 anos, era natural de Caçador, médico e possuía consultório em Balneário Camboriú.

saiba mais
Avião de pequeno porte cai no Litoral de SC na manhã deste sábadoJulio será cremado às 8h deste domingo (4) no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú - seu corpo já está no local sendo velado. Claudir será enterrado em Videira, também no domingo, às 15h. O filho de Claudir, de 11 anos, estava na aeronave no momento da queda e sobreviveu. O menino foi encaminhado ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriu, e passa bem.
De acordo com o aeroclube de Itapema - de onde o monomotor decolou - a aeronave era nova e Julio, que estava pilotando, era habilitado para conduzi-la. O caso será investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o apoio da Capitania dos Portos de Itajaí. As buscas aos destroços do avião foram encerradas neste sábado devem recomeçar às 7h30 de domingo (4).
via gardênia oliveira




Aeronave sobrevoava a região do aeroclube, na tarde deste sábado (3). 
Os dois ocupantes foram socorridos com ferimentos leves.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Avião fica preso a fiação elétrica e cai às margens da GO-070 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Uma aeronave modelo Cessna 152 caiu após bater na fiação da rede elétrica na GO-070, em Goiânia, próximo à saída para Inhumas, na tarde deste sábado (03/11).
O avião de pequeno porte sobrevoava, por volta das 15h, a área do Aeroclube de Goiânia, no Setor Chácara Recreio São Joaquim, quando ficou preso aos cabos de energia.


Os dois ocupantes do avião tiveram ferimentos leves. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e atendidos no Cais Cândida de Moraes.
O Cessna 152 é um avião com capacidade para duas pessoas, geralmente utilizado em treinamentos de voos. A produção da TV Anhanguera tentou entrar em contato com o Aeroclube de Goiânia, mas ninguém atendeu às ligações.
O Corpo de Bombeiros informou que ainda não se sabe as causas do acidente. Disse que a administração do Aeroclube já teria acionado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para investigar o caso.
via gardênia oliveira
O Ministério da Educação (MEC) informou neste sábado (03/11) que identificou e eliminou "alguns" participantes do Enem que postaram fotos do cartão de respostas da prova em redes sociais na internet. Não foi divulgado o número de eliminados por esse motivo, nem os locais onde isso ocorreu. O ministério monitora sites como Twitter e Facebook.
Depois do início da prova, por volta de 13h30m, o ministério postou mensagem em sua página no Twitter, dizendo que "os estudantes estão nos 15.076 locais de prova em 1.615 municípios. O Enem 2012 transcorre sem nenhum incidente". 
Mais cedo, o MEC já havia publicado a seguinte mensagem, referente ao falso boato que circulou na internet, pela manhã, de que o Enem teria sido cancelado — o que não aconteceu: "Polícia Federal monitora a rede social e identificou origem de hashtag com o objetivo de tumultuar a prova. O Enem está confirmado!" De acordo com a pasta, a PF investiga a origem do boato.

Da Agência O Globo
Via: Uzl em Fotos

via gardênia oliveira






O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 será divulgado até o terceiro dia útil seguinte ao da realização das últimas provas, neste domingo, 04/11. Portanto, a partir de quarta-feira, 7, os participantes terão acesso ao documento na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No momento da verificação das respostas, será importante que os estudantes confiram as cores dos seus dois cadernos de provas, um do primeiro dia (sábado, 3) e outro do segundo (domingo, 4), e corrijam as respostas nos gabaritos correspondentes.

Neste ano, o Enem obteve 5,7 milhões de estudantes inscritos. O exame foi aplicado em 15.076 locais, distribuídos em 1.615 municípios em todas as regiões do Brasil.

Via: Uzl em Fotos


A falta de políticas de preservação ambiental coloca os municípios de Riacho da Cruz, Viçosa e Portalegre sob sério risco de ter de procurar novos mananciais para abastecimento público de água, uma vez que o açude publico de Riacho da Cruz, responsável pelo abastecimento de água destes municípios será insuficiente para suprir a demanda de abastecimento.
O colapso no abastecimento de água potável nos municípios pode se concretizar caso a escassez de chuva se mantenha.
Sem perspectivas concretas de chuvas para melhorar a oferta do líquido, a população dos três municípios mais de 12 mil habitantes precisa se conscientizar que economizar água será uma das melhores atitudes a ser tomada.


via gardênia oliveira

Via: William Felix de Andrade

Um acidente na BR 405, altura do KM 156, entre as cidades de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes/RN, envolvendo uma motocicleta Honda CG 125 de placa MZL 1689 e um automóvel GM Prisma de cor prata e placa MYW 1136, conduzido pela pessoa identificada como sendo Edna, causou a morte do condutor da moto José Edilberto Maia, 50 anos, na tarde desta sexta-feira(02/11).
Gilberto como era conhecido seguia pela BR sentido Pau dos Ferros/Rafael Fernandes em sua faixa correta e de acordo com informações o veiculo que trafegava em sentido contrario teria invadido a contra mão provocando a colisão. Gilberto morreu no local e a condutora do veiculo evadiu-se pegando uma carona. Uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local juntamente com a PRF.
A vitima fatal era pai do Professor Maikon Maia, tutor presencial do Curso de Educação Física do Polo de Marcelino Vieira/RN, a quem enviamos nossos votos de pesar.
Nosso Paraná
via gardênia oliveira


Algumas coisas parecem óbvias, desnecessárias de serem ditas, mas justamente por possuírem este estatuto acabam por ser desapercebidas e convenientemente ignoradas. Não é novidade que o grupo dos policiais é mais vulnerável a mortes não naturais do que as demais pessoas da sociedade, por motivos que parecem unânimes e evidentes, mas nem sempre estudados e considerado no desenvolvimento de políticas pública na área de segurança pública.
Após o levantamento parcial feito pelo jornal Folha de São Paulo, apontando que um policial morre a cada 32 horas no Brasil, vale a pena investigar quais são as peculiaridades da atividade policial que levam esses profissionais a estarem mais expostos do que outros trabalhadores:

via gardênia oliveira


Pastor Zezito e a 116º vítima de morte violenta em Mossoró em 2012
Foto iba Mossoró 

Pastor Zezito em seu aniversario em 30/03/2011
O Pastor da Igreja Batista situada no bairro Quixabeirinha, José Francisco da Silva, 58 anos, mais conhecido como “Pastor Zezito”58 ANOS DE IDADE morreu no HOSPITAL REGIONAL TARCISIO MAIA em Mossoró por volta das 9.30 da manhã de hoje sabado 03/11/2012. “Pastor Zezito” foi atingido com dois disparos de arma de fogo na manhã de quinta feira 01, no Bairro Quixabeirinha. Segundo informações, o acusado pelo atentado contra o Pastor foi seu ex cunhado, que se encontra foragido.Após os disparos.
Pr Zezito foi conduzido por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia. De acordo com informações colhidas no HRTM no primeiro momento não foi encontrado o projetil que atingiu o braço do pastor,e o mesmo começou a reclamar de muitas dores. Após realização de raio X foi constatado que a bala entrou no braço e se alojou em um pulmão e ja estava atingindo o outro. Foi realizada duas cirurgias porem “Pastor Zezito” não resistiu e veio a óbito


Passando na Hora
via gardênia oliveira



Deu no Correio Braziliense:
Com a demora da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados em apreciar o projeto que dará fim aos 14º e 15º salários dos parlamentares, o prazo para que ele chegue ao plenário ainda este ano fica cada dia mais apertado. A possibilidade de o tema ser jogado para 2013 abre espaço para que o novo presidente da Casa, que será eleito em fevereiro, assuma a responsabilidade de encerrar de vez a histórica regalia. Mesmo em plena campanha pelo cargo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Júlio Delgado (PSB-MG) indicam que devem encarar o assunto de frente.
Quando a proposta chegou à Câmara após ser aprovada no Senado, em maio, Alves, líder da bancada do PMDB, evitou se posicionar. Para não contrariar os correligionários, encomendou uma pesquisa interna para saber o que os colegas peemedebistas pensavam a respeito. Quando a maioria disse ser a favor, o líder concordou, mas preferiu liberar a bancada. “Eu defendo a extinção do benefício e cada um deve votar de acordo com sua consciência”, comentou.
Via: Raniele Gomes



As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são calculadas a partir da teoria de resposta ao item (TRI). O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a “qualidade” destas respostas. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou. De acordo com o Inep, a TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute).
Pela teoria, o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões afetam o resultado. Assim, um candidato que acertar 40 questões não necessariamente terá uma nota final maior de outro que acertar 35. “A TRI supõe que um aluno que acerte as questões mais difíceis deva acertar também as mais fáceis; se o candidato acertou as mais difíceis sem ter acertado outras mais fáceis, essa característica pode ser considerada como um ‘acerto no chute’. Já questões não respondidas são consideradas erradas e os acertos ao acaso, ou no ‘chute’, geram nota maior que o simples erro”, explica o diretor pedagógico do Sistema COC de Ensino, Zelci Clasen. A professora Laura Pereira Aguiar, do Cursinho Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora, dá a dica: “O candidato não deve perder tempo com as questões complicadas, e precisa ter a máxima atenção para não errar as questões de nível fácil e intermediário”.



Redação tem cálculo diferente
No Enem, somente a correção da prova de redação não é feita com base na TRI. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de “recurso de oficio”. Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Do Blog Cardoso Silva / Patu em Foco


As mulheres costumam dizer que cumprem jornadas duplas e triplas diariamente, pois, além da atividade profissional fora de casa, desempenham várias atividades domésticas. Em Brasília, muitas mulheres reclamam que o trabalho doméstico é desgastante e desvalorizado. Independentemente do nível econômico, da idade e da escolaridade, as queixas são semelhantes.
A vendedora de cosméticos Marcela Amaral dos Santos, de 32 anos, casada e mãe de um menino, relata que é obrigada a ”fazer tudo em casa” porque não tem dinheiro para pagar uma ajudante. ”Em casa, faço as tarefas todas, levo, passo, cozinho. Meu marido até ajuda, mas sou eu quem faço tudo”, disse Marcela. ”É um serviço muito desvalorizado porque são várias atividades que não têm reconhecimento. [Sinceramente?] o serviço todo vale R$ 1 mil, no mínimo.”
A dona de casa Maria de Fátima Cardoso Oliveira, de 61 anos, casada e mãe de quatro filhos, disse que nunca trabalhou fora e defende que o trabalho doméstico seja reconhecido, pois ocupa ”praticamente todo o tempo” de uma pessoa.
”Nunca trabalhei fora, sempre fui dona de casa. Fazia tudo, lavava, cozinhava. Tudo na casa quem faz sou eu. Meu marido era quem trabalhava, eu mesmo ficava em casa cuidando dos filhos e agora com os netos. A gente em casa faz muita coisa e é o dia inteiro cuidando disso e daquilo, a gente não tem sossego”, disse ela.
A aposentada Maria de Lourdes Bispo, de 65 anos, casada e mãe de quatro filhos, disse que quando trabalhava fora mantinha empregadas em casa, mas agora tem apenas uma diarista duas vezes por semana. ”Nos outros dias, a gente vai se virando porque somos só meu marido e eu em casa. Um dia eu cozinho outro dia é ele e vamos indo assim”.
Sem obrigações domésticas fixas, a estudante Letícia Gomes Sampaio, de 23 anos, disse que, em geral, essas atividades são desempenhadas pela mãe, mas reconheceu que vez por outra colabora com ela.
”De vez em quando eu lavo a louça e faço comida”, ressaltou a estudante. ”Acho que teria de pagar mais do que um salário mínimo, porque é muita coisa e é todo o dia. Lavar roupa, fazer comida e cuidar dos filhos. Acho que esse trabalho vale uns R$ 2 mil por mês.”
Da Agência Brasil 
Via Blog do BG / Patu em Foco



Foi preso nesta quinta-feira, 01 de novembro de 2012, por força de um mandado de prisão expedido pela comarca de Patu, a pessoa de LAMONIER TEIXEIRA DE MEDEIROS, tendo em vista o mesmo em interrogatório prestado ao delegado SANDRO REGES, titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu, ter confessado o assassinato de MARCONDES BARRETO, ocorrido no último sábado, 27/10/2012, nesta cidade de Patu (Ver AQUI).
LAMONIER confessou ao delegado que assassinou MARCONDES com várias cutiladas de faca peixeira e pauladas, pelo motivo de uma dívida que a vítima tinha contraído com o mesmo, pois teria lhe pedido dinheiro para comprar drogas para ambos usarem e não tinha repassado o entorpecente para ele.
A investigação do crime deu-se início logo após a ocorrência, pela equipe de investigação da 7ª DRPC, sob o comando do agente de Polícia Civil NARCÍSIO e os policiais militares Cabo Tavares e os Soldados Sousa e Torres. 
A equipe de investigação contou com o apoio da Polícia Militar através dos policiais da ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, Cabo Gilliard e Soldado Zé Filho. 


Fotos: 7ª DRPC
Acusado: Lamonier Teixeira de Medeiros 


Vítima: Marcondes Barreto Silva 

Fonte: Patu News



Os moradores das comunidades de Lajes e Boa vista, município de Serrinha dos Pintos/RN, situado a 367 km de distância de Natal, estão sofrendo há vários meses com a falta de água para o uso domestico ou animal. Devido à decorrência da grande seca pela qual passa todo o município, a situação é extremamente preocupante, pois, os principais reservatórios que abastecem as comunidades, secaram. Nas Lajes, a população vem sendo abastecida por um poço subterrâneo, que se encontra localizado dentro da bacia do açude, e com a ajuda do exercito e da prefeitura Municipal, que disponibilizam um único caminhão pipa para levar água e abastecer os moradores das duas comunidades, o que não é suficiente.



Vista do açude, e do poço subterrâneo das Lajes
Porem, além dos moradores da zona rural estarem sofrendo com esse problema, a cidade também está padecendo, em virtude do açude do Camarão que abastece toda a zona urbana do município, pois ele não tem a capacidade de suportar os excessivos gastos e desperdícios de água que a população faz. Caso não chova nos primeiros meses do ano que vem, a situação vai ficar caótica no município, visto que, é o único reservatório que se encontra com água, contudo seu volume está muito baixo, e não suportaria os reflexos de outra seca.

Vista do açude do Camarão que abastece município de Serrinha dos Pintos/RN
A prefeitura de Serrinha dos Pintos, já decretou estado de emergência em todo o município afetado pela estiagem. Tentando diminuir o problema, a Prefeitura, vem adotando medidas em caráter de urgência, levando água de um chafariz por meio de um trator até as casas das pessoas mais afetadas, também conta com a ajuda Governo Federal, que faz o abastecimento nas comunidades através da operação carro pipa.

NOTA DO SERRINHA DE FATO: Então fica o alerta, para Serrinha dos Pintos e cidades vizinhas que estão passando por esse mesmo problema. Vamos cuidar e economizar, esse bem tão precioso que nós temos, pois não sabemos quando vai acabar, e para não acabar logo, basta que cada um de nós, se conscientize, e faça a sua parte. Não despedisse água.
Fonte: SERRINHA DE FATO
via gardênia oliveira



O Bacharel Roberto Moura, responsável pela Delegacia de Homicídio de Mossoró, desvendou mais um crime praticado no dia 23 de Outubro na localidade de Sitio Coqueiro, zona rural de Mossoró.
José Erivan Pereira, 33 anos de idade, natural de Mossoró, operário, residente na Rua estudante Edson Nunes de Araujo no conjunto Independência II em Mossoró, foi encontrado morto por volta de 16 horas, por um agricultor, que acionou a Central de Operações da Policia Militar. Erivan estava com as mãos amarradas com uma corda e um disparo de arma de fogo no rosto.
Após os trabalhos de pericia realizados no local, o delegado foi informado por populares da existência de um veiculo de cor escura trafegando em atitude suspeita pela região. O veiculo foi localizado no Santa Helena, Bairro Santo Antonio e levado para a sede da Delegacia. Nos procedimentos realizados dentro do carro foi possível detectar manchas que o delegado acredita ser de sangue da vitima. Roberto Moura acredita que Erivan foi torturado dentro de carro antes de ser morto e abandonado no matagal.
O veiculo pertence a um dos “Irmãos Coragem”, que compareceu na tarde de hoje na delegacia em companhia de um advogado e confessou a autoria do crime. Ele disse em depoimento, que sua família vinha sendo ameaçada de morte por Erivan. Essa teria sido a motivação para o crime.
Mesmo com a apresentação de um suposto acusado, Roberto Moura disse que as investigações continuam. Ele espera que em 30 dias possa concluir o inquérito policial. É o tempo que sairá o resultado da perícia realizada no veículo.

Informações e Fotos: Marcelino Neto/O Câmera




BRASÍLIA - Os recursos repassados por meio do Bolsa Família estão ajudando a evitar que trabalhadores rurais deixem o campo em função da estiagem que atinge o Semiárido brasileiro, considerada a mais intensa dos últimos 30 anos. A avaliação foi feita ontem (1º de novembro) pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência em parceria com a EBC Serviços.
Segundo ela, o dinheiro que as famílias recebem, associado a outros programas do governo federal, como a política de construção de cisternas, ajudam essa parcela de brasileiros a se manter em suas propriedades. “A população está sofrendo muito com a seca, mas tem recursos para se alimentar e, portanto, a gente não tem aquelas cenas de êxodo rural como no século passado. Com o Bolsa Família e outros programas, elas conseguem se manter [no campo], evitando o processo de concentração da propriedade e o aumento das populações nas cidades, muito comum no passado.”
A ministra lembrou que, também como parte dos esforços do governo federal para combater os efeitos do clima na região do Semiárido, foram construídas nos últimos anos 500 mil cisternas, que podem armazenar água da chuva ou ser abastecidas por caminhões pipa durante a seca. Ela destacou que o objetivo da presidenta Dilma Rousseff é universalizar o recurso, “levando água a todas as famílias por meio das cisternas”.
Tereza Campello citou ações complementares emergenciais do governo para atender a famílias e minimizar os efeitos da seca, como o seguro-safra e a bolsa estiagem. Ela explicou que, com o primeiro, as famílias que perderam a safra e tomaram empréstimo no banco tiveram a dívida perdoada. No caso da bolsa estiagem, as famílias recebem recursos adicionais para comprar alimentos para seus animais, “para que não haja perda e elas não saiam da seca mais empobrecidas do que antes”. “Não temos como combater o clima, mas temos que conviver com o Semiárido com ações estruturantes”, concluiu.
Somente na Paraíba, um dos estados mais prejudicados pela estiagem, mais da metade dos municípios está em situação de emergência, decretada pelo governo estadual. Além da população, os animais também sofrem com os efeitos do clima. De acordo com a Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, a falta de água agravou a situação do gado e está causando perdas no rebanho bovino.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE
Via: BLOG O CIDADÃO




O corpo do pintor Francisco de Assis Ribeiro da Silva, de 36 anos, foi encontrado pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, na manhã desta quinta-feira (01/11) nas águas do rio Poti, próximo à ponte da Primavera, zona Norte de Teresina-PI. Ele estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira (31/10).
As buscas que se iniciaram na manhã de ontem, por volta das 8h30, não durou muito. O corpo do pintor foi achado por volta das 9h, boiando nas mediações da ponte da Primavera. De acordo com os bombeiros, “parte da cabeça da vítima estava na superfície do rio”, explica.




Vítima
Desde a tarde de quarta-feira, o Corpo de Bombeiros estava à procura de Francisco de Assis, que segundo testemunhas, estava bebendo com um amigo há dois dias e teria pulado no rio para pegar umas mangas do outro lado da margem, mas durante a travessia, o amigo relatou que ele afundou e não emergiu de volta.
O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medico Legal de Teresina.

Fonte: Portal AZ Via: Camocim Polícia24hs




Acusada
Uma escrivã da Polícia Civil teria tramado a morte da advogada Daniele Ximenes, em junho deste ano
A Polícia Civil apresentou, na tarde de ontem, 01/11, a conclusão do inquérito que apurou o homicídio da advogada Danielle Ximenes, morta no último dia 22 junho, no bairro Cidade dos Funcionários. Segundo informações prestadas em uma entrevista coletiva, na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), uma escrivã da Polícia Civil é a mandante do crime.
Conforme as investigações, Regina Lúcia de Amorim Gomes, 54, contratou um homem para eliminar a advogada por conta de disputas judiciais. Segundo o presidente do inquérito, delegado Franco Pinheiro, Regina Lúcia requeria na Justiça parte dos bens de um homem, com quem dizia ter vivido maritalmente. De acordo com o delegado Rodrigues Júnior, diretor da DHPP, havia várias ações em que a ré não conseguiu êxito e que Danielle Ximenes era a advogada da família. "A verdade é que Regina queria amealhar todos os bens do homem e Danielle participou de todas as ações, era uma ´pedra na sapato´ dela", disse Rodrigues Júnior.

via gardênia oliveira



A primeira etapa do projeto de recuperação da Microbacia do Rio Cobra foi concluída com a construção de 17 poços Amazonas – tipos mais rasos e instalados junto à barragem, facilitando a retirada da água. A conclusão dessa etapa beneficiou aproximadamente 168 agricultores que têm suas atividades agropecuárias desenvolvidas na calha do rio e seus afluentes, nas comunidades Cachoeira, Joazeiro, Santo Antônio da Cobra, Boa Vista no município de Parelhas e Lajedo em Carnaúba dos Dantas. A área do Rio Cobra foi escolhida como projeto-piloto pelo Banco Mundial pela necessidade urgente de ações de desenvolvimento econômico e de recuperação ambiental. “Mesmo sendo um projeto-piloto o trabalho realizado no Rio Cobra tem sido uma experiência muito positiva”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.
O Banco Mundial pretende fortalecer a parceria com a Sape e a Emater para ampliar o projeto. “Esse programa foi colocado como projeto-piloto para que suas ações possam ser replicadas no estado e ele prova que pode ser usado para isso”, afirmou Paula Freitas. A reunião contou, ainda, com a presença do secretário da Semarh, Gilberto Jales; o secretário da Sape, Betinho Rosado; Erwin de Nys, membro do Banco Mundial; o secretário adjunto da Semarh, Isaltino Guedes; a coordenadora do PSP, Ieda Cortez; o secretário adjunto da Seplan, José Lacerda; e o diretor do IGARN, Elias Teixeira.
Fonte: Marcos DantasVia: RN POLITICAEMDIA2012



SÃO PAULO – Uma toxina contida no veneno da cascavel mostrouse eficaz no tratamento de células cancerígenas durante uma pesquisa feita no Instituto Butantan, em São Paulo. A pesquisa inédita utilizou a crotamina e foi feita em camundongos com câncer de pele aumentando a sobrevida no animal em 70%. A toxina também atrasou o desenvolvimento do tumor e, em alguns casos, até inibiu seu crescimento.
De acordo com a geneticista e coordenadora do projeto, Irina Kerkis, a pesquisa, feita desde 2004, constatou que, comparada a outras drogas, a crotamina mostras e muito vantajosa porque não apresenta os mesmos efeitos colaterais. “A crotamina é solúvel em diferentes solventes e não produz reação alérgica ou interfere na imunidade”, disse
A crotamina não afeta as células normais, mas mata as cancerígenas. “Outro benefício é que ela marca as células cancerosas, por isso pode ser utilizada para descobrir quais as células afetadas”.
De acordo com a pesquisadora, a substância já foi patenteada no Brasil. Primeiro foi feito o estudo em culturas e depois a droga passará a ser administrada em seres humanos. “A droga pode ser injetada e permanece 24 horas na célula, motivo pelo qual facilita o tratamento para o paciente”. Uma outra forma de administrar o medicamento é o implante subcutâneo, no qual doses diárias são liberadas no organismo.
Antes de ser testada em seres humanos, os pesquisadores estão trabalhando para obter a crotamina na forma sintética. “A partir daí, podemos começar os testes clínicos se todos os resultados forem positivos. Podemos ter medicamento para melanoma ou outros tipos de câncer em até cinco anos”. Kirks ressaltou que a utilização da crotamina depende de um processo altamente burocrático, mas que existe no mundo inteiro.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE
Via: BLOG O CIDADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz