RESUMO DAS NOVELAS

9 de out. de 2012

SAIBA QUANTAS PREFEITURAS CADA PARTIDO CONQUISTOU NO RIO GRANDE DO NORTE.



De acordo com levantamento pelo Blog do Marcos Dantas, o PMDB, DEM, PSD, PSB e PR foram os cinco partidos que mais elegeram prefeitos no Rio Grande do Norte. Juntos, eles ficaram com 131 prefeituras em todo o Estado. O PMDB foi o campeão com 50 prefeituras conquistadas, seguido pelo DEM com 23, PSD com 21, PSB com 19 e PR com 18.

PMDB – 50 prefeituras
Acari, Água Nova, Almino Afonso, Areia Branca, Bom Jesus, Caicó, Caiçara do Rio do Vento, Campo Grande, Caraúbas, Cruzeta, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Grossos, Guamaré, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Jucurutu, Jundiá, Lajes, Macau, Major Sales, Messias Targino, Olho D'água do Borges, Paraná, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pendências, Pilões, Porto do Mangue, Rafael Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Seridó, Santo Antônio, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Serrinha, São José de Mipibu, São José do Seridó, São João do Sabugi, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Vera Cruz.
DEM – 23 prefeituras
Alto do Rodrigues, Angicos, Bodó, Cerro Corá, Encanto, Equador, Governador Dix-Sept Rosado, Ipueira, Itaú, Jaçanã, João Câmara, Lagoa De Pedras, Lagoa De Velhos, Lagoa Nova, Martins, Mossoró, Nísia Floresta, Passagem, Pau dos Ferros, Riacho da Cruz, Rio do Fogo, Santana do Matos, Umarizal.
PSD – 21 prefeituras
Afonso Bezerra, Antônio Martins, Boa Saúde, Canguaretama, Felipe Guerra, Florânia, Ielmo Marinho, Jardim de Piranhas, Montanhas, Paraú, Pedro Velho, Poço Branco, Serra de São Bento, Severiano Melo, São Bento do Norte, São Paulo do Potengi, Taboleiro Grande, Taipu, Tibau, Touros e Várzea.
PSB – 19 prefeituras
Alexandria, Baía Formosa, Carnaubais, Carnaúba dos Dantas, Coronel Ezequiel, Frutuoso Gomes, Itajá, Japi, Lagoa Salgada, Lucrécia, Nova Cruz, Patu, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, Riachuelo, São Bento do Trairí, São Fernando, Tenente Ananias, Triunfo Potiguar.
PR – 18 prefeituras
Arês, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Currais Novos, Jandaíra, Lagoa D'anta, Lajes Pintadas, Marcelino Vieira, Parazinho, Rodolfo Fernandes, São Gonçalo do Amarante, São Pedro, Sítio Novo, Tibau do Sul, Upanema e Venha-Ver.
PMN – 9 prefeituras
Campo Redondo, Galinhos, José da Penha, João Dias, Macaíba, Monte das Gameleiras, Serra Caiada, São José do Campestre, Tangará.
PP – 8 prefeituras
Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Portalegre, São Miguel e Viçosa
PT – 6 prefeituras
Ipanguaçu, Ouro Branco, Parelhas, Pureza, Serra Negra do Norte e Serrinha dos Pintos.
PSDB – 3 prefeituras
Janduis, Maxaranguape e Pedra Preta

PTB – 2 prefeituras
Francisco Dantas e São Francisco do Oeste

PPS – 2 prefeituras
Luis Gomes e São Rafael
PV – 2 prefeituras
Fernando Pedroza e Vila Flor

PDT – 1 prefeitura
Parnamirim

PC do B – 1 prefeitura
Apodi
Fonte: Marcos Dantas


via rnpoliticaemdia2012



Eleito prefeito de Caicó com 48% dos votos válidos, Roberto Germano (PMDB) dedicou sua segunda-feira (08) para andar nos bairros da cidade, e agradecer a vitória conquistada nas urnas neste domingo (07). Roberto esteve ao lado do seu vice, Professor Oriel (PR) e dos vereadores eleitos por sua coligação Lobão Filho, Batata, Djalma Mota, Zé Maria, Rubão Germano, Júlio Gregório e Odair Alves. O que era para ser apenas um agradecimento tornou-se arrastões improvisados por onde a “caravana de Roberto” passou.
“Hoje é dia de reafirmar todos os nossos compromissos assumidos nesta campanha. Vamos colocá-los em prática, juntamente com nosso vice Oriel. Quero agradecer a confiança depositada em mim e nos nossos candidatos a vereador, os que se elegeram e os que não tiveram êxito, mas foram importantes demais na nossa vitória. Caicó vai se orgulhar muito do prefeito que terá a partir de Janeiro do próximo ano", disse Roberto.


Fonte: Marcos Dantas

via rnpoliticaemdia2012




Entre os partidos médios e grandes, o PSB foi a legenda que obteve maior crescimento na disputa pelas prefeituras nas eleições de domingo, tornando-se, a partir de agora, um dos mais cortejados e cobiçados por forças políticas governistas e de oposição.
Partido considerado satélite do PT no cenário nacional, o PSB ganhou espaço na última década, registrando, no período, um aumento no número de prefeituras. Elegeu 133 prefeitos em 2000 e, agora, mais do que triplicou, chegando a 433. Em 2008, foram 310 prefeitos, uma variação de quase 40% em quatro anos.
O PT também teve performance positiva: saltou de 554 para 625 prefeitos eleitos, num aumento de 13%. PSB e PT foram os únicos, no universo de grandes e médios partidos, que cresceram entre 2008 e 2012. O PMDB continua absoluto com o maior número de prefeitos, 1.018, mas diminuiu 15% nos últimos quatro anos e amarga derrotas seguidas desde a década passada.


Fonte: Robson Pires/O Globo

via rnpoliticaemdia2012


Com 1.878 votos de maioria sobre a esposa do deputado estadual Raimundo Fernandes, Nirinha Fernandes, o médico Dario Vieira tornou-se o prefeito eleito do município de São Miguel, depois de encabeçar uma candidatura que foi por duas vezes consecutivas impugnada pela Justiça Eleitoral.
A vitória de Dario Vieira obtém ampla repercussão na região Oeste do estado. O principal ‘padrinho’ político da sua eleição é o atual prefeito Galeno Torquato, que a partir do dia 1º de janeiro de 2013, quando entregará a prefeitura ao seu liderado, começará a trabalhar a sua eleição para a Assembléia Legislativa do RN em 2014.


Fonte: Robson Pires

via rnpoliticaemdia2012



A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou os 60 municípios que serão fiscalizados quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social; bem como apurar eventuais denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas.
Dentre os 60 municípios sorteados, três são do Rio Grande do Norte: São José do Campestre, Passa e Fica e Água Nova.
A iniciativa faz parte da 37ª edição do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, que busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrupção e fomentar o controle social.
Desde 2003, já foram fiscalizados e divulgados os relatórios de 1.941 municípios. As ações de controle já analisaram R$ 17,8 bilhões transferidos pelo Governo Federal. Entre os problemas identificados pela CGU, com maior frequência, estão: fraudes em processos licitatórios; falta de medicamentos; condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados à merenda escolar; superfaturamento de preços; e pagamento por serviços não realizados.
Fonte: Panorama Político


via rnpoliticaemdia2012




O eleitorado de quatro pequenas cidades vive a expectativa de ter votado no domingo (7) e, passada a apuração, continuar sem saber quem irá assumir a prefeitura em janeiro de 2013. É o caso de Cedro (PE), Cedro (CE), Monte Alegre (RN) e Bom Jesus de Goiás (GO), onde os candidatos aguardam decisão de processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votos deles foram contados como nulos.
Como os votos válidos dados a dois candidatos somam mais de 50% do eleitorado, caso ambos tenham as candidaturas indeferidas pelo tribunal, haverá nova eleição. Nestas cidades houve elevado índice de pessoas que não foram votar ou compareceram nas seções eleitorais, mas preferiram abster-se de escolher um candidato.
Em Cedro (PE), que tem um eleitorado de 9.248 pessoas, 1.826 (19,7%) dos aptos a eleger o próximo prefeito, deixaram de votar em Miguel Leite, apoiado por coligação acertada pelo PV e o PT, ou em Neguinho de Zé Arlindo (PSB-PTB/PRP/PSDB). Os 7.304 votos recebidos pelos dois postulantes ao cargo estão, por enquanto, considerados nulos.
Levantamento realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) mostra a situação de cidades com candidatos a prefeito eleitos com o maior percentual de votos em todo o país. Em Santa Brígida (BA), Gordo de Raimundo (PT/PDT/PHS/PSDB/PP) obteve a preferência de 99,7% do eleitorado, mesmo tendo um concorrente. Na casa dos 99% dos votos válidos dados a um candidato estão os municípios de Santa Terezinha (BA), Água Preta (PE) e Granja (CE).
O levantamento mostra que 256 prefeitos obtiveram 100% dos votos válidos. Isso se explica ou porque foram candidatos únicos ou pelo fato de os concorrentes responderem a processos ainda não julgados pelo TSE. Nessa segunda hipótese, os votos dados aos concorrentes estão temporariamente computados como nulos.
Os dados colhidos pela EBC mostram os dez municípios onde candidatos se elegeram com índices que oscilam entre 23,8% e 28,2% dos votos válidos. Em Laranjal do Jari (AP), Zeca Madeireiro (PP) tomará posse em janeiro com o apoio de 23,8% dos votos obtidos. Em Lagoa da Prata (MG), Paulinho Despachante (PDT) recebeu apoio de 28,2% do eleitorado.
O baixo percentual de votos válidos se repete em Raposos (MG), Candeias do Jamari (RO), Tapauá (AM), Rio Largo (AL), Guaratinguetá (SP), Itumirim (MG), Porto Grande (AP) e Marapanim (PA). Em 1.144 municípios o prefeito eleito não atingiu 50% dos votos válidos de acordo com a pesquisa realizada nos resultados do TSE.


Fonte: Anna Ruth Dantas/com informações da Agência Brasil
via rnpoliticaemdia2012
t


Os prefeitos virtualmente eleitos nas cidades de Serra do Mel, Barcelona, Caiçara do Rio dos Ventos e Galinhos foram superados pelos candidatos que tiveram os registros de candidatura indeferidos, mas disputaram o pleito com recurso. Ao contrário do que havia dito o presidente do TRE, desembargador João Rebouças, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou na manhã desta terça-feira (9) a quantidade de votos dos candidatos com registros indeferidos.
Das 16 cidades em que um dos candidatos a prefeito não teve os votos computados até que ocorram os julgamento, os pleiteantes de quatro municípos que estão com o registro de candidatura sub judice superaram os que estão virtualmente eleitos e atingiram mais que 50% dos votos válidos. Com isso, os candidatos serão declarados vencedores da eleição caso a Justiça Eleitoral defira o registro da candidatura, ou haverá uma nova eleição.
Em Serra do Mel, o candidato a prefeito impugnado Manoel Cândido (PT) obteve 4.049, contra 3.926 de Irmã Lúcia (PMDB), que foi declarada vencedora. Em Barcelona, Carlos Zamith (PMDB) conseguiu 2.048 votos, contra 1.748 de Dr. Raroldo (PR). Em Caiçara do Rio dos Ventos, a soma dos votos do candidato impugnado Felipe Muller (PP) foi de 1.688 sufrágios, enquanto Etinho (PMDB) somou 1.402.
Já em Galinhos, a disputa foi apertada. A soma dos votos da candidata impugnada Joseneide Cunha, a Neidinha (PSD), foi de 946 votos. Eliete Pindô (DEM), virtualmente elita, teve 845, enquanto Aluísio Oliveira (PMN) conseguiu 100 votos. Por um voto, Neidinha teve mais que 50% dos votos válidos e, com isso, as únicas possibilidades que existem em Galinhos são de vitória de Neidinha, caso a Justiça Eleitoral defira a candidatura, ou a realização de nova eleição.
Na edição desta terça-feira da TRIBUNA DO NORTE, o desembargador João Rebouças disse que os votos dos candidatos que estavam com as candidaturas sub judice estavam em sigilo e só seriam divulgados após o julgamento dos recursos. Porém, o TSE divulgou os números já no início desta manhã.

Monte Alegre
Em Monte Alegre, os números referentes aos votos dos candidatos a prefeito com candidaturas sub judice também foram divulgados. Severino da Irmã Dulce (PMDB) teve 6.860 votos, enquanto Graça (PSD) teve 6.389 votos. Caso a candidatura de Severino da Irmã Dulce seja deferida, ele será o novo prefeito de Monte Alegre. Em qualquer outra hipótese, haverá nova eleição em Monte Alegre.
Para conferir os votos de todos os candidatos que disputaram o pleito com registros impugnados, incluindo os vereadores, clique aqui. Segue abaixo a lista com os candidatos no RN que disputaram a eleição para prefeito através de recursos.


Angicos
CLEMENCEAU ALVES (PMDB) - 3.442 votos


Arês
ANTONIO BRAULIO DA CUNHA (PMDB) - 3.001 votos


Barcelona
CARLOS ZAMITH DE SOUZA(PMDB) - 2.048 votos


Bento Fernandes
JOSÉ ROBENILSON FERREIRA (PR) - 1.934 votos


Caiçara do Rio dos Ventos
FELIPE MULLER (PP) - 1.688 votos


Campo Redondo
JOSE CORTEZ PEREIRA DE ARAUJO JUNIOR - 15 votos


Galinhos
JOSENEIDE CUNHA DE MEDEIROS (PP) - 946 votos


Guamaré
MOZANIEL DE MELO RODRIGUES (PMN) - 4.966 votos


Japi
TARCÍSIO ARAÚJO DE MEDEIROS (PR) - 27 votos


Lagoa de Pedras
NIZARDO MARINHO DA SILVEIRA (PT) - 70 votos


Macau
WILSON ROBERTO DE OLIVEIRA (PT) - 4.136 votos


Mossoró
EDINALDO CALIXTO LORENO (PRTB) - 191 votos


Santo Antônio
ALDO HENRIQUE DE LIMA (PPS) - 25 votos


São Bento do Trairi
JAILTON SOARES DA SILVA (PPS) - 895 votos


São Gonçalo do Amarante
MARIA DE LOURDES SILVA DE BRITO (PRTB) - 228 votos


Fonte: Tribuna do Norte

via rnpoliticaemdia2012





No meu torrão natal, Exu, Pernambuco, acontece de tudo. Léo Saraiva vence Jaílson Bento por 1 voto. Léo teve 10.023 indicações, contra 10.022 de Jaílson.
Disputa também arrojada na política.
Parabéns, Welison Jean Moreira Saraiva.
via rnpoliticaemdia2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz