RESUMO DAS NOVELAS

25 de dez. de 2012

DETENTOR DE 7 MANDATOS, VEREADOR UILAME DISPUTARÁ PRESIDÊNCIA.





Em seu sétimo mandato, o vereador Francisco Uilame disse ao rnpoliticaemdia2012 que pretende voltar a presidir o legislativo da turística Martins e que quer independência da câmara.
QUAL O BALANÇO QUE VOCÊ FAZ DA GESTÃO ATUAL E QUAIS SUAS EXPECTATIVAS NO TOCANTE A GESTÃO OLGA FERNANDES, QUE TERÁ SEU INÍCIO EM PRIMEIRO DE JANEIRO?
Não tem como esperar que seja diferente. Olga Fernandes receberá um município isento de dívidas e isso é na verdade uma das maiores heranças que um prefeito pode ter, ao iniciar um mandato. A prefeita Mazé geriu o município de Martins, como nenhum outro gestor administrou. Com o respeito devido ao trabalho desempenhado pelos anteriores, como Manoel Barreto; Marcos Fernandes e Haroldo Teixeira, nunca teve uma administração tão responsável e competente como a atual. Maria José Gurgel é e será um marco, um divisor de águas na política de nossa querida Martins. Falhas existem, por que não há governo perfeito. Mas claramente é a gestão de maior desenvoltura dentre aquelas que tive conhecimentono município.
Olga não terá problemas com funcionalismo, já que está tudo em dia. É uma herança maldita que muitos prefeitos deixaram para seus substitutos e isso não ocorrerá em Martins. Os pagamentos dos débitos parcelados regularizados,como exemplo a COSERN e débitos com INSS também em ordem. Assim, não temos do que reclamar. Como disse, é uma administração que ficará na história. É respaldo nisso que afirmo que as perspectivas são as melhores possíveis. A prefeita eleita, Olga Fernandes é também muito responsável e detalhista e assim não pode ser diferente em sua administração. Creio que será a continuação da gestão atual.

VOCÊ CITOU O GOVERNO ATUAL COMO RESPONSÁVEL. COMO VOCÊ VER A QUESTÃO DO CONCURSO PÚBLICO?
Absolutamente nada foi comprovado contra a prefeita Mazé. Se houve sinais de envolvimento da mesma neste caso, até o momento nada foi confirmado.
No que diz respeito ao presidente da câmara, também citado, este foi levado, passando poucos dias sob custódia, mas não sei exatamente se há ou não culpabilidade. A justiça é quem deve decidir. Que chegaram documentos na câmara sobre este problema, isso não posso negar, porém não posso formular um pensamento concreto sobre esta questão.


QUAL SUA POSIÇÃO A RESPEITO DA DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA? É CANDIDATO?
Sou candidato a candidato. Como os demais, tenho este direito. Cada um deve trabalhar para almejar o que se deseja. Coloquei meu nome para alguns colegas e haveremos dever como o processo transcorrerá. Nos próximos dias, irei procurar a chefe do executivo e a prefeita eleita para uma conversa.
O que eu pretenso, caso seja eleito presidente do legislativo, é colocar a câmara para funcionar efetivamente. O Regimento Interno deve ser obedecido, assim como a Lei Orgânica do Município. Independente de cor partidária, haverei de respeitar os princípios que o legislativo requer.
Já disse e repito: sou candidato e quero fazer uma gestão com a participação efetiva dos meus pares.


VOCÊ PRESIDIU A CASA POR 3 BIÊNIOS. FORAM 6 ANOS NA CHEFIA DO PODER LEGISLATIVO. QUAIS AS LIÇÕES QUE FICARAM?
Sempre temos o que aprender. Aprendi muito e creio que não cometeria os mesmos erros.
Erros, houveram erros mas muitas vezes por inocência nossa e por falta de assessoramento do TCE.


QUAIS SEUS ASSESSORES JURÍDICOS DURANTE O TEMPO QUE COMANDOU O LEGISLATIVO?
Dr. Maniçoba e Françoar Silvestre. Mas não os culpo. A falta de assessoramento foi do TCE que deveria realizar seminários e repassar melhor as informações. O TCE ainda hoje penaliza os gestores que cometeram equívocos faz muitos anos. Acompanhamento mais de perto por parte do TCE.


QUANDO VOCÊ FOI PRESIDENTE DA CÂMARA, HOUVE EXCESSO DE DIÁRIAS?
Na verdade não tenho como negar. Está tudo documentado na câmara. Mas é necessário ressaltar que estas diárias não foram só para o vereador Uilame. Foram para todos os edis. Tínhamos um grupo de 09 vereadores e era a maneira de dar a oportunidade de fazer seminários. Repito, todos os vereadores foram contemplados com diárias. Para isso tem toda documentação na câmara.


QUAL O PERÍODO EM QUE HOUVE O MAIOR NÚMERO DE DIÁRIAS?
Não lembro bem, mas creio que tenha sido entre 1999 e 2000. Tínhamos uma disputa muito acirrada na câmara. Cheguei a dizer que não mais seria candidato a presidente, só se houvesse uma união de todos os vereadores. E assim deu-se a união, todos os vereadores querendo ajudar seu povo. Mas hoje não assumiria compromissos daquele tipo. Posso assumir compromissos dentro da legalidade e que a câmara possa cumprir.


EXISTE ALGUM ATO QUE VOCÊ SE ARREPENDA, QUANDO FOI PRESIDENTE?
Não. Arrepender-se, não. Até por que nunca fiz acordos que pudessem onerar os cofres da câmara. Acordos devem ser feitos, para cumprir e para isso temos que fazê-los dentro da legalidade. Nisso veio o desgaste.


FOI POR ISSO QUE VOCÊ FOI INCLUÍDO NA FICHA SUJA? PELO QUE SEI, VOCÊ ESTÁ SOB EFEITO DE LIMINAR. EXISTE A POSSIBILIDADE DE CASSAÇÃO DE SEU MANDATO?
Não. Até onde eu saiba, conforme os advogados me repassaram, meu processo é muito bom e eu não teria por que está incluso na ficha suja. Inclusive entramos na primeira instância e além de ter prescrito, o Ministério Público nem ao menos recorreu. Advogados amigos, me disseram que cabe até mesmo uma indenização por danos morais, por que meu nome não poderia está naquela lista.


SOMOS SABEDORES QUE CASO A SITUAÇÃO ESTEJA UNIDA EM TORNO DE UM NOME, NÃO NECESSITARÁ DE NENHUM VOTO DA OPOSIÇÃO, COM O DEVIDO RESPEITO AOS VOTOS OPOSICIONISTA. VOCÊ JÁ CONVERSOU COM ALGUM VEREADORES DO BLOCO POLÍTICO DA OPOSIÇÃO?
Já. Eu tive diálogos preliminarmente com vereadores da oposição, como tive da situação. Sou favorável ao rodízio, fazer uma emenda na Lei Orgânica, para coibir que o presidente permaneça por mais de um mandato na presidência. Isso possibilitaria que o presidente trabalhasse mais. Não viciaria o presidente, por este saber que poderá passar mais um mandato. Na verdade, daria oportunidade aos demais. Eu já fui presidente por mais de um mandato, mas digo que isso não é bom para a câmara.
Com relação aos meus pares, tanto um integrante da situação, como um da oposição me procuraram. Cito o nome do vereador Netinho, meu amigo e por quem tenho grande confiabilidade. Inclusive, deixei claro a Netinho que tanto faz ele votar em mim, como eu nele. Posso votar em Xinó. Estou pronto para ter um diálogo aberto com meu grupo e ver quem tem a melhor proposta para a chefia do legislativo. Não sou, nem irei comportar-me de forma radical. Para isso, haverei de amanhã, nos próximos dias, procurar os vereadores da oposição. Bibiu; Erasmo e Cabecinha e ver qual o posicionamentos deles. Quem quer ser eleito presidente da câmara tem que juntar votos e isso farei de imediato.


VOCÊ CITOU OS NOMES DE TRÊS DOS VEREADORES DA OPOSIÇÃO. XINÓ; NETINHO E O SEU. HÁ ALGUMA OBJEÇÃO SUAS AOS NOMES DE ELÓI E FULGÊNCIO, JÁ QUE SÃO OS DOIS OUTROS NOMES DO GRUPO GOVERNISTA?
Veja bem: não é que seja objeção. O atual presidente, Fulgêncio Teixeira, é presidente por quatro anos seguidos. Dois biênios. Estão tá na hora de um rodízio. Este rodízio já deveria ter ocorrido desta a passada, quando creio que houve uma quebra de compromisso. Votei em Fulgêncio na primeira eleição dele à presidência, mas na segunda eleição para a mesa diretora da casa, eu preferi nem ir a sessão.


COMO VOCÊ TEM O DESEJO DE MUDANÇA DE COMANDO NA CASA, APÓS UM MANDATO, PERGUNTO: VOTARIA EM ELÓI PARA ADMINISTRAR O LEGISLATIVO DE MARTINS?
Sem nenhum problema. Minha intenção é que seja dado oportunidades aos demais. Votaria, desde que ele olhasse em meus olhos e assegurasse que iria trabalhar para que a câmara realmente funcionaria. Gostaria de ver a câmara cumprindo o Regime Interno, já que muitas vezes é desrespeitado. Que a Lei Orgânica seja cumprida. Que seja pago um salário digno aos funcionários e aos vereadores. Vou citar algo que é um pequeno detalhe: a câmara de Martins não tem um telefone fixo. Um poder sem um telefone?
Temos na câmara vereadores que têm experiência. A oposição é composta de vereadores que gozam desta característica. Bibiu; Cabecinha; Erasmo; Júnior de Alice, que apesar de não ter sido vereador, foi secretário e sabe tomar as decisões. Não sei se teríamos bom êxito com alguém sem essa prerrogativa.


VOCÊ PRESIDE O PP EM MARTINS. TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DE JUNÇÃO SUA AOS VEREADORES OPOSICIONISTA, VISANDO A ELEIÇÃO DA CÂMARA, JÁ QUE TENS O PARTIDO À NÍVEL DE MUNICÍPIO, NAS MÃOS?
Estou procurando todos os partidos políticos. Sou hoje aliado da prefeita eleita Olga Fernandes e não irei passar a compor a base oposicionista por causa da presidência. Mas política é mutável e não sei onde estarei o mês, daqui a um ano ou daqui a algum tempo. Só garanto que não haverei de romper com a base governista por causa da presidência da câmara. De imediato não há esta possibilidade.


A OPOSIÇÃO LHE PROCURANDO PARA VOTAR EM VOCÊ. VINDO COM 4 VOTOS ACRESCIDO DO SEU, CONTABILIZA-SE 5 VOTOS, O QUE É MAIORIA E SACRAMENTARIA A DISPUTA. VOCÊ ACEITARIA?
Com certeza. Aceitaria, mas não teria por que deixar a base aliada. Já houve algo neste sentido. Fui procurado pela oposição em minha casa e como depois de uma conversa resolvi aceitar votar em Fulgêncio, para o biênio 2009/10, os vereadores oposicionista se abstiveram de votar.


QUAL A SUA MENSAGEM PARA ESTE FIM DE ANO AOS MARTINENSE?
Que todos tenham um feliz natal e um ano novo de conquistas. Agradecer os 399 votos que proporcionaram a renovação do meu mandato pela sétima vez seguida. E prometo honrar e trabalhar em prol da comunidade martinense, com projetos que beneficiem nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz