RESUMO DAS NOVELAS

23 de mar. de 2012

Governo do Estado abre 5.400 vagas de cursos profissionalizantes no Pronatec 2012


Governo do Estado az nesta segunda-feira (26), a apresentação da oferta de dos cursos do ano letivo de 2012 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecendo 4.604 novas vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 867 vagas para os Cursos Técnicos Profissionais de Nível Médio (TEC) em 13 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

O lançamento será às 9h, no auditório da Governadoria, com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, e de dirigentes dos parceiros do Protanec – SENAC, SENAI, UFRN e IFRN. O Pronatec irá atender a alunos de 90 Escolas Estaduais com cursos voltados para a Qualificação e a Educação Profissional Técnica. As inscrições ocorrem nas escolas participantes e no sitewww.pronatec.rn.gov.br  
Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC), em parceria com o Governo Federal, o Pronatec oferece cursos de Educação Profissional no SENAI, IFRN, UFRN e SENAC. Os cursos de Formação Inicial Continuada têm carga horária mínima de 160 a 360 horas e beneficiam diretamente a estudantes do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os cursos de Formação Técnica têm o mínimo de 800 a 1.200 horas de carga horária e são destinados, de forma concomitante (contraturno das aulas), aos estudantes do Ensino Médio. A oferta de cursos segue as potencialidades e tendências de mercado regionais, e ocorre nos períodos matutino, vespertino e noturno.
"Diante do quantitativo da oferta disponibilizada para o primeiro semestre e o quantitativo de escolas da rede, foi necessário estabelecer critérios para a atuação do Programa nesse primeiro momento. Critério com relação à oferta, ao perfil da clientela e ao contexto sócio econômico da região, com prioridade para os municípios onde há sede ou possibilidade de atuação das instituições ofertantes", informa a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, professor Isabel dos Santos Pinheiro.
A SEEC, mesmo considerando os ajustes iniciais, aplicou todos os esforço para beneficiar com a oferta dos cursos profissionais do Pronatec, todas as regiões do Rio Grande do Norte, dividindo o programa em quatro pólos – Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. 
Inicialmente, estão sendo contempladas 40 Escolas Estaduais em Natal, 16 em Mossoró, quatro em Caicó, quatro em Santa Cruz, quatro em Assu, duas em Pau dos Ferros, e mais 20 espalhadas nos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará Mirim, São Gonçalo, Arês, Goianinha e Maxaranguape.
Entre os cursos que estão sendo ofertados estão os de Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel; Operador de Sonda de Perfuração; Soldador no Processo Eletrodo Revestimento Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador no Processo T.I.G. em Aço; Mecânico de Usinagem; Mecânico de Manutenção de Motocicleta; Instrumentista Industrial; Operador de Computador; Programador Web; e Montagem e Manutenção de Computadores.
Os cursos que serão ofertados dentro das vagas pactuadas com o IFRN para 2012 começarão no segundo semestre. "Em razão da metodologia de operacionalização do Programa por parte do IFRN, as vagas pactuadas para 2012 só serão disponibilizadas para as escolas no segundo semestre do ano", explicou a professora Isabel Pinheiro.
A Secretaria de Estado da Educação e os parceiros do Pronatec trabalham com a perspectiva de uma maior expansão na oferta de cursos de qualificação profissional e de vagas para o segundo semestre. "O objetivo é expandir a oferta de forma significativa já no segundo semestre, de forma a atender a um número cada vez maior de estudantes da rede e abrangendo a atuação do Programa aos vários municípios do estado", finalizou a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC.
blog é noticia via  noticias do rn

Da assessoria de Imprensa do Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz